TRAJETÓRIAS DE JOVENS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA E A ESCOLA

CELIA SOUZA, LAISLA BARROS, CARLA ALMEIDA

Resumo


Resumo: O estudo apresenta reflexões sobre a trajetória de jovens em cumprimento de medida socioeducativa e a relação com a família e a escola. Traz como problema central a dificuldade de inserção e permanência desses jovens na escola e os significados disso em suas experiências. Os dados foram levantados a partir de consulta documental de registros de atendimentos do serviço social, realizados no contexto institucional de um Centro de Referência Especial de Assistência Social (CREAS) da região metropolitana do Rio de Janeiro, no período de 2015 e 2016. Além desse levantamento, foi realizada consulta bibliográfica a trabalhos e pesquisas relacionados ao tema em estudo. Trata-se de estudo qualitativo que buscou compreender a trajetória de jovens em cumprimento de medida socioeducativa, suas famílias e a experiência escolar. A análise bibliográfica envolve estudos referentes a questões em tela, e a pesquisa documental visou dar aporte teórico para compreender a realidade socioeconômica das famílias envolvidas e a situação dos adolescentes.

Palavras Chaves: Medida Socioeducativa. Jovens. Família. Educação.


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