EXPANSÃO CAPITALISTA NO GOLFÃO MARANHENSE E UNIVERSOS PORTUÁRIOS SEGREGADOS EM SÃO LUÍS: NOTAS SOBRE O PORTO MULTIMODAL DE SÃO LUÍS

RAIMUNDA NONATA DO NASCIMENTO SANTANA

Resumo


Resumo: Aprofundamento teórico-analítico sobre portos e terminais portuários como espaços estratégicos do capitalismo expandido. Aborda contribuições de Milton Santos à compreensão de transformações impostas aos territórios em atendimento à divisão internacional trabalho. Enfatiza que a condição de terminal de uso privado visando à circulação e fluidificação de transportes e cadeias produtivas associadas, principalmente, à exportação de commodities e sua localização na comunidade tradicional de Cajueiro tornarão o Porto Multimodal de São Luís mais uma manifestação do distanciamento entre atividade portuária e o território que lhe acolhe. Conclui que não serão de pequena monta as questões sociais e ambientais implicadas na conformação desse universo portuário segregado.  

Palavras-chave: Cidades Portuárias; Transformações contemporâneas no Maranhão; Território usado; Porto Multimodal de São Luís.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.