POLITICA DA PRISÃO OU POLITICA DA SOCIOEDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O SISTEMA SOCIOEDUCATIVO EM FORTALEZA NOS ANOS 2000

JULIANNE STÉFANE DUARTE DIAS, INGRID LORENA DA SILVA LEITE

Resumo


Resumo: Este artigo tem o objetivo tecer reflexões teórico-empírica sobre a política do sistema socioeducativo no Ceará, sobretudo na cidade de Fortaleza. Para tanto, a proposta metodológica está alicerçada na pesquisa bibliográfica e documental, bem como na experiência vivenciada a partir do campo de estágio realizado no Centro educacional Patativa do Assaré. Buscamos situar o debate sobre as medidas socioeducativos, tendo em vista o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As reflexões estão nas fronteiras: o que visa à responsabilização do jovem que comete ato infracional e a realidade da política perpassada por violações de direitos. 

Palavras-chave: jovens; Centro educacional; Política do sistema socioeducativo; Direitos sociais.


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