EGRESSOS DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A REALIDADE DA GRANDE VITÓRIA/ES NOS ANOS DE 2013 A 2015 (?)

MÁRCIA SMARZARO SIQUEIRA, LORENA CRUZ RIBEIRO, CAROLINE AMADO BARCELOS CRUZ, ANA LUCIA DE LIMA PANSINI, POLLYANNA LABETA IACK

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta a situação dos egressos da medida socioeducativa de internação na região da Grande Vitória – ES no período de 2013 a 2015 e é resultado de pesquisa intitulada “Situação dos egressos da medida socioeducativa de internação da Grande Vitória/ES nos anos de 2013 a 2015”. A questão central condutora da pesquisa foi: quem são e como estão os adolescentes e jovens que cumpriram MSE de Internação no período de 2013 à 2015? O estudo teve uma abordagem qualitativa e quantitativa e foi desenvolvido a partir de fontes bibliográficas, documentais e empíricas. Os dados da pesquisa indicam a manutenção da trajetória institucional dos egressos, bem como, um processo de criminalização da pobreza e sujeição criminal, apontando a urgência da efetivação de políticas púbicas para o atendimento desta população, no sentido da garantia dos direitos humanos.

Palavras-chave: medida socioeducativa de internação; egressos do sistema socioeducativo.  


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.