AVANTE À AQUARELA: ITINERÁRIOS EMANCIPATÓRIOS PARA A POPULAÇÃO LGBTQIA NA POLÍTICA EDUCACIONAL DOS IFCES NO TRIÂNGULO CRAJUBAR (CE)

POLIANA MACHADO GOMES DA SILVA, ALICE FARIAS SILVA, SÉFORA LIS BATISTA SENA, KALLIANY HENRIQUE DE LACERDA, MARIA CLARA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO

Resumo


Resumo: Alimentada por alicerces histórico-culturais, uma educação profissionalizante congruente com valores capitalistas e heteronormativos avigora um processo de desumanização de pessoas LGBTQIA (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queers, Intersex e Assexuais). Diante disso, o objetivo central desse artigo é elucidar as possibilidades e os dilemas de caminhos emancipatórios no contexto da educação profissionalizante para LGBTQIA nos IFCEs do triângulo CRAJUBAR cearense. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com coletas de dados bibliográfica e documental. Permitiu-se, pois, verificar o desenvolvimento crescente de ações institucionais voltadas ao público supracitado, contribuindo para a construção de novos horizontes e itinerários emancipatórios para tal segmento.

Palavras-chave: Educação; Trabalho; Emancipação; LGBTQIA; IFCE.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.