Acesso e Permanência das Juventudes no Ensino Superior: Contrações e Possibilidades diante do Avanço Neoliberal.

GIOVANE ANTONIO SCHERER, MAURÍCIO PERONDI, CAROLINA SILVA DINIZ, DENIS SANTOS BRUM

Resumo


Resumo: O presente trabalho aborda a discussão acerca das experiências sociais das juventudes no que diz respeito ao acesso e permanência na Educação Superior, diante do avanço do contexto neoliberal. A pesquisa, de enfoque misto, investigou jovens universitários que acessam algum incentivo financeiro para garantir seus estudos em relação ao acesso e permanência em uma universidade privada. Os dados apontaram que houve um aumento significativo no número de matrículas na educação superior privada nos últimos anos, condizente com o ideário neoliberal, mas que não houve o acompanhamento de políticas de permanência que contribuíssem para efetivação do direito à educação com qualidade.  

Palavras-Chave: Juventudes; Acesso à Universidade; Permanência na Universidade; PROUNI; Benefícios Estudantis.


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