A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO/A ASSISTENTE SOCIAL NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: DESAFIOS AO EXERCÍCIO CRÍTICO DA PROFISSÃO

LUCIANE FRANCIELLI ZORZETTI MARONEZE, DANILLO FERREIRA DE BRITO, PAULO HENRIQUE CAETANO FERREIRA

Resumo


Resumo: O estudo traz uma reflexão sobre os desafios lançados à formação profissional do/a assistente social, sobretudo ao perfil que se quer formar tendo como base os pressupostos definidos nas Diretrizes Curriculares de 1996, que orientam a um exercício crítico. Trata-se de um estudo bibliográfico, com abordagem ancorada na teoria social crítica, a qual procura analisar a temática em questão vinculada a uma processualidade histórica, marcada pelo conjunto de reformas no ensino superior brasileiro. Conclui-se que a adoação de um projeto de formação profissional em consonância com as demandas do mercado, vêm reforçando a operacionalização técnica, impondo limites ao projeto de formação.

Palavras-chave:  Mercadorização do ensino superior; Formação Profissional; Desafios ao exercício crítico


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