FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O PROCESSO DE CONHECIMENTO DA REALIDADE

MARILENE APARECIDA COELHO, AMANDA EL KADRI PIRES, BIBIANA MACHADO NUNES, MAIARA BATISTA DA SILVA, NATASHA LAUREANO DA FONSECA

Resumo


Resumo: Este trabalho tem como temática a formação profissional em Serviço Social, com ênfase no estágio supervisionado.  Trata-se da sistematização   de uma experiência vivenciada por discentes e docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro no processo de ensino e aprendizagem no estágio supervisionado. O processo gerou produtivas reflexões acerca de questões essenciais no âmbito da formação profissional, como a unidade teoria e prática; a articulação formação profissional e exercício profissional; e a indissociabilidade entre as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Pretende-se, com esta experiência contribuir para uma análise crítica da racionalidade que permeia as rotinas das instituições e das políticas sociais.

Palavras-chave: Estágio supervisionado; Projeto ético político; formação profissional.


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