A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: IMPASSES PARA EFETIVAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

PRISCILA LINHARES BRASIL DE PAULA, EVANIA MARIA OLIVEIRA SEVERIANO, MARIA JOSÉ MARTINS GALVÃO, DANIELE DA SILVA DE LIMA, EDNA MARIA LEITE DIAS

Resumo


Resumo: Este estudo objetiva analisar as conexões entre educação superior e assistência estudantil no contexto educacional brasileiro. Na construção do estudo utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental. Tivemos como lócus da pesquisa a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Evidenciamos que o programa de assistência estudantil não tem acompanhado o processo de ampliação do acesso ao ensino superior. Portanto, se faz necessário fortalecer a política de permanência dos universitários, por meio de um programa de Assistência Estudantil mais eficaz. É necessário destacar, que a assistência estudantil em curso é fruto dos tensionamentos das lutas populares.

Palavras-chave: Ensino Superior. Assistência Estudantil. Acesso e permanência.


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