A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A AUTONOMIA DA ESCOLA PÚBLICA EM DOIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA

Geruza Marques Roela de Oliveira dos Santos, Larissa Polyanna Molina, Eduardo Augusto Moscon Oliveira

Resumo


Pesquisa  que aborda a construção da autonomia escolar do ensino público por meio da gestão democrática da educação,  observando a autonomia da escola em unidades de ensino dos municípios de Serra e Vitória (ES). Analisa o processo de organização e consolidação da gestão democrática, relacionando com a autonomia das escolas investigadas. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, a técnica de entrevista, análise documental e bibliográfica. Os resultados apontam para a possibilidade de autonomia da escola pública por meio da gestão democrática, mas para tal, é fundamental que haja um fortalecimento democrático em ambos os municípios, o que está imbricado com posicionamentos mais democráticos nas ações das instâncias superiores e também dos atores escolar.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.