FMEA COMO FERRAMENTA DE IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS AO TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Ana Glécia Silva Santos, Gustavo Pires do Nascimento Jorge, André Luís de Oliveira Cavaignac

Resumo


O setor da construção civil é um ramo de atividade que envolve diretamente a mão de obra do colaborador, pois suas demandas são necessariamente desenvolvidas manualmente, com o uso de máquinas de pequeno porte e equipamentos necessário a execução das mesmas. O perigo que os trabalhadores da área da construção civil estão sujeitos são de grande relevância e a maioria eles podem comprometer não só a integridade física, como também a saúde dos operários. Contudo, na busca da prevenção de acidentes com todos envolvidos no âmbito da construção, é aplicada a Engenharia de Segurança no Trabalho a qual dispõe de recursos como check list de equipamentos, treinamento operacional e especificações adequadas a cada função, devem ser adotadas para garantir a saúde física e mental destes trabalhadores. A Engenharia de Segurança é fundamental para a construção civil, assim a presente pesquisa tem por objetivo realizar a aplicação do FMEA - Failure Mode and Effects Analysis, que é um método de análise de risco indutivo, que permite avaliar, a partir de um determinado modo de falha, as respectivas causas e sequência de efeitos, na avaliação das atividades desenvolvidas em uma obra de construção de edificação horizontal, para a obtenção de resultados e redução de acidentes.

Palavras-chave


Segurança do trabalho, FMEA, construção civil.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, N. M. C. Custos de implantação do PCMAT na ponta do lápis. São Paulo: Fundacentro, 2002. _

CALLERI, Carla. Auxílio-doença acidentário: reflexos no contrato de trabalho. São Paulo: LTr., 2007.

CAVAIGNAC, Andre Luis De Oliveira; UCHOA, Jhelison Gabriel Lima. Obtaining FMEA’s indices for occupational safety in civil construction: a theoretical contribution. Brazilian Journal of Operations & Production Management, v. 15, n. 4, p. 558-565, 2018.

CAVAIGNAC, Andre Luis De Oliveira; FORTE, Lorrana Lys Neves. Utilização do FMEA para priorização de risco ocupacional: uma nova abordagem direcionada a construção civil. Brazilian Journal of Production Engineering-BJPE, v. 4, n. 3, p. 132-149, 2018.

FAZENDA, M. D. Anuário estatístico da previdência social. Instituto Nacional do Seguro Social. Brasília, p. 10. 2017.

GUEDES, Emanuela de Moura; SILVEIRA, Larissa Cristina. Segurança do trabalho na construção civil: verificação das normas regulamentadoras em canteiro de obra. Engenharia Civil-Pedra Branca, 2017.

HELMAN, Horácio e ANDERY, Paulo R.P. Análise de falhas: aplicação dos métodos de FMEA e FTA. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1995.

IlDA, I. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgard Blüncher, 2005.

PALADY, Paul. FMEA - análise dos modos de falha e efeitos: prevendo e prevenindo problemas antes que ocorram. São Paulo: IMAN, 1997.

SANTANA, V. S.; OLIVEIRA, R. P. Saúde e trabalho na construção civil em uma área urbana do Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 797-811, 2004.

STAMATIS, D. H. Failure mode and effect analysis - FMEA: from theory to execution. 2nd ed. ed. Milwaukee: ASQ quality press, 2003


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

 

                      Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE (ISSN: 2447-5580)