Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista PRÓ-DISCENTE?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS DE FORMATAÇÃO DE ARTIGOS

Os originais submetidos ao Comitê Editorial devem atender rigorosamente aos critérios abaixo. Colaborações em desacordo serão RECUSADAS.

1. Todos os textos enviados como colaboração para a revista devem ser encaminhados eletronicamente pelo sistema de submissão neste ambiente.

2. As colaborações devem ser anexadas em arquivos eletrônicos em formato Word (extensão de arquivo .doc e .docx) e NÃO CONTER IDENTIFICAÇÃO dos seus autores.

3. Além do arquivo do trabalho a ser analisado, os autores devem preencher o formulário de identificação do sistema SEER, contendo:

Título do texto:

Autores:

Departamento/Unidade:

Instituição:

Endereço Completo:

País:

E-mail:

Mini currículo em até 3 linhas:

4. São admitidas colaborações em português, inglês e espanhol.

5. Os artigos devem ter um mí­nimo de 10 e um máximo de 20 páginas, em espaço 1,5, corpo 12 na fonte Times New Roman, com margens superior e esquerda de 3 cm, e margens inferior e direita de 2 cm. O título do artigo deve vir em fonte Verdana, corpo 14, com maiúsculas e minúsculas. As páginas NÃO devem ser numeradas.

6. Artigos devem trazer resumos informativos de no máximo 250 palavras cada, além de três a cinco palavras-chaves nesses mesmos idiomas.

6.1 Além do resumo informataivo e palavras chave em português, a partir das edições de 2015, todos o textos submetidos deverão trazer resumo informativo e palavras chave em inglês ou espanhol.

7. Títulos e subtí­tulos devem ser grafados com maiúsculas e minúsculas, sem numeração. Palavras estrangeiras não absorvidas pela Lí­ngua Portuguesa devem vir em itálico.

8. Citações no corpo do texto devem vir entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação, ano de publicação e páginas do texto citado, colocados entre parênteses. Se o autor integra a frase, colocar somente o ano e a página entre parênteses. Caso não haja citação, mas apenas uma referência ao autor, indicar o sobrenome e, entre parênteses, o ano da publicação.

9. Citações com mais de três linhas devem estar separadas num parágrafo próprio, com recuo à esquerda de 4 cm, e corpo 11, entrelinha simples.

10. Notas explicativas devem vir no rodapé da página. Recomenda-se numeração nas notas.

11. Nas demais questões, utilizem as normas NBR 6022, 6023, 6028 e 10520 da ABNT.

12. Imagens ou ilustrações devem vir em resolução mí­nima de 300 dpi para garantir a qualidade na reprodução impressa.

13. Tabelas, imagens e gráficos devem vir inseridos no texto.

14. Resenhas seguem as mesmas normas dos artigos e devem se limitar a três páginas. Teses, dissertações e livros que sejam objetos de resenha devem ser atuais, com no máximo dois anos de publicação.

15. Entrevistas devem ter até oito páginas, e dispensa-se o resumo para as mesmas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5cm; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado em palavras estrangeiras (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.