EDUCAÇÃO NA CIDADE: O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DA CIDADE DE VITÓRIA EM DEBATE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Patrícia Guimarães Pinto, Priscila de Souza Chisté Leite

Resumo


Este artigo apresenta pesquisa em andamento realizada no Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo. A pesquisa integra o programa de formação de professores desenvolvido no Grupo de Pesquisa (CNPq) sobre Educação na Cidade e Humanidades (Gepech) e teve início em março de 2016. Esse estudo busca compreender o processo de modernização de Vitória, capital do Espírito Santo e também a elaboração de material educativo que fomente reflexão e práticas educativas sobre a história urbana desta cidade. A investigação utiliza como aporte metodológico a pesquisa intervenção com ações colaborativas de Freitas e Ibiapina e dialoga com autores que abordam a cidade de forma crítica, tal como Lefebvre, além de estudiosos da história de Vitória como Ferreira, Klug, Siqueira, Schutz-Foerste, entre outros. Utiliza a Pedagogia Histórico-Crítica para favorecer a mediação do saber sistematizado por meio da elaboração de materiais educativos e de formação de professores da educação básica composta por encontros teóricos e visitas a espaços da cidade de Vitória.

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