MODA, MÍDIA, CONSUMO E MEIO AMBIENTE: SOB OS HOLOFOTES DOS TRÊS PRIMEIROS EPISÓDIOS DO PROGRAMA ‘DESENGAVETA’, DO CANAL GNT

Vanessa Endringer Ribeiro, Augusto Cesar Salomão Mozine

Resumo


A Natureza é um legado que deixamos para as futuras gerações. A interferência do homem no meio ambiente reflete em mudanças, muitas vezes, irreparáveis. Atualmente a humanidade passa por uma grande crise socioambiental e a preocupação com a formação da consciência ambiental em níveis regional, nacional e internacional é colocada em debate já que existe a necessidade da construção de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável. Problemas ambientais continuam sendo um grande desafio social e político que precisam de solução na construção de uma nova sociedade, que tem como alvo ser sustentável. Ao tratar da responsabilidade de cada um dos segmentos na transição para uma sociedade sustentável é imprescindível citar também a indústria da moda. A proposta deste artigo é discutir a relação ‘consumo X sustentabilidade X moda X mídia’ a partir da análise dos três primeiros episódios do programa ‘Desengaveta’, que estreou em setembro de 2016 no Canal GNT. Pretende-se discutir alguns símbolos do consumo atual na sociedade póscapitalista e propor a reflexão da influência midiática sobre o comportamento do consumidor, seja ele norteado por programas que estimulam o consumo ou desencorajado por pautas inovadoras que, por razões ainda questionáveis, abordam o tema do consumo consciente.

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