Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A principal finalidade do periódico é constituir um espaço virtual de debate, de discussão que resulte em idéias originais e iniciativas transformadoras, como outrora se dava entre os gregos, os patriarcas do pensamento ocidental e precursores do conhecimento histórico. E é com esse espírito que convidamos a todos a acessar e contribuir com a manutenção da revista mediante a publicação de artigos inéditos, resenhas, traduções e documentos historiográficos de autoria de mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. Os artigos são agrupados em dossiês ou temas livres.

 

Políticas de Seção

Dossiê: Pensamento político e ensaísmo no Brasil

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Debates, polêmicas e conflitos: relações entre estabelecidos e ‘outsiders' no ocidente tardo antigo e medieval

Editores
  • Karla Constâncio
  • João Furlani
  • Anny Mazioli
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Artigos e resenhas encaminhadas à Revista Ágora passarão por uma pré-seleção em que se avaliará a pertinência dos textos em relação à proposta temática da revista. Uma vez aceitos na pré-seleção, os artigos serão encaminhados a dois pareceristas que, mediante consideração da temática abordada, seu tratamento, clareza da redação e concordância com as normas da revista, podem:

  • Recomendar a publicação, com ou sem sugestões (cabendo ao autor acatá-las ou não);
  • Aprovar mediante reformulação, o que implica o reenvio do texto ao parecerista após as alterações realizadas pelo autor;
  • Recusar a publicação.

No caso de dois pareceres discordantes, o texto será enviado a um terceiro parecerista. Convém ressaltar que os pareceres têm caráter sigiloso e imparcial, uma vez que os nomes dos autores dos textos (e sua filiação institucional) não são divulgados aos avaliadores. Para alcançar uma "avaliação cega por pares", na escolha dos pareceristas, os editores buscarão evitar possíveis conflitos de interesse.

As resenhas passarão por uma avaliação, realizada pelo editor ou membros do Conselho Editorial da revista, quanto ao tratamento da temática abordada, clareza da redação e concordância com as propostas da Revista Ágora. Para avaliação dos textos do dossiê, cada organizador montará, em conjunto com o Conselho Editorial, uma comissão que envolverá os organizadores, os conselheiros da revista e pareceristas ad hoc.

 

Periodicidade

Revista Ágora é um veículo de divulgação científica de periodicidade semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...