A modernização político institucional brasileira na visão autoritária e democrática nos escritos produzidos entre as décadas de 1920 e 1940

Autores

  • Camila Pinheiro Rizo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Resumo

Episódios de instabilidade político-institucional não correspondem a um fato novo em nossa história republicana e sempre foi mote de intensos debates no âmbito da ciência política. O presente artigo, de cunho bibliográfico, se propõe a abordar as visões acerca da modernização institucional presentes no pensamento de quatro intelectuais que problematizaram a natureza das nossas instituições políticas, apontando caminhos para a superação do atraso brasileiro, a partir de duas perspectivas: uma autoritária, representada por Oliveira Viana e Azevedo Amaral; e outra democrática, defendida por Sérgio Buarque de Holanda e Nestor Duarte. Ao longo do texto, nota-se que, mesmo com duas concepções distintas, os autores relacionam a persistência do privado acima do interesse público como o grande empecilho à modernização institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-09-2019

Como Citar

RIZO, Camila Pinheiro. A modernização político institucional brasileira na visão autoritária e democrática nos escritos produzidos entre as décadas de 1920 e 1940. Revista Ágora, [S. l.], n. 29, p. 49–61, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/27506. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê