Políticas de educação profissional: naturalização das expressões da questão social?

Autores

  • Moacyr Salles Ramos Universidade Federal Fluminense (UFF)/ Pedagogo.
  • Inez Terezinha Stampa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i2.10492

Resumo

O artigo analisa a função das políticas sociais de educação profissional no contexto do atual processo de recomposição capitalista, desencadeado pela crise estrutural do capitalismo contemporâneo. Apresentamos como as transformações técnicas e políticas no “mundo do trabalho” têm redefinido a pedagogia das políticas de formação dos trabalhadores, buscando educar a visão de mundo desses sujeitos acerca das expressões da questão social. Para tanto, a oferta de vagas em educação profissional tem sido democratizada, mas com precarização dos processos formativos. A principal função é internalizar nos trabalhadores a ideia de que todos têm as mesmas condições de estudo, logo, de acesso e permanência no mercado de trabalho, sendo o insucesso resultante de incompetência individual. Para exemplificar essa pedagogia, apresentamos o PRONATEC, que se desenvolve por mecanismos de inclusão excludente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moacyr Salles Ramos, Universidade Federal Fluminense (UFF)/ Pedagogo.

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e doutorando em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, atua como pedagogo na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Inez Terezinha Stampa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Assistente social e socióloga, doutora em Serviço Social pela PUC-Rio, professora adjunta do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-Rio, do qual é atualmente coordenadora. Servidora do Arquivo Nacional/Ministério da Justiça, onde coordena o Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas.

Downloads

Publicado

23-12-2015

Como Citar

Ramos, M. S., & Stampa, I. T. (2015). Políticas de educação profissional: naturalização das expressões da questão social?. Argumentum, 7(2), 74–88. https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i2.10492