Expropriação financeira, crédito consignado e contrarreforma da Previdência: elos da financeirização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18315/argum..v9i3.16917

Resumo

RESUMO

A acelerada financeirização da economia a partir da década de 1970 conduz o capital a procurar novos nichos de acumulação. O mecanismo da expropriação, que é próprio do capital, opera com a especificidade de uma expropriação financeira. Essa particularidade se expressa na articulação entre empobrecimento dos trabalhadores decorrente do aumento da exploração do trabalho associado à canalização dos salários para o mercado financeiro. Uma importante ferramenta dessa expropriação é o crédito para o consumo, em especial, os consignados por ser um negócio seguro para os bancos. O crédito consignado para aposentados e pensionistas está associado: por um lado, ao desmonte dos direitos na previdência social e, por outro, a sucção feita pelos bancos do dinheiro das aposentadorias para avolumar o capital bancário. Assim, os consignados se configuram como uma expressão da expropriação financeira.

Palavras Chaves: Previdência; Crédito Consignado; Expropriação Financeira

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rivânia Moura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora do Curso de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Estudos e pesquisas na área da previdência social, financeirização e crédito.

Downloads

Publicado

28-12-2017

Como Citar

Moura, R. (2017). Expropriação financeira, crédito consignado e contrarreforma da Previdência: elos da financeirização. Argumentum, 9(3), 52–64. https://doi.org/10.18315/argum.v9i3.16917