Estado e Crise do Capital: debatendo as perdas da proteção social.

Autores

  • Karla Fernanda Valle Assistente Social formada pela UFRJ; Mestre em Serviço Social pela UFRJ; Assistente social do TRT-RJ; Docente do curso de Serviço Social da UNIABEU.

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v5i1.4840

Resumo

Nosso objeto de estudo consiste na análise da exponenciação da “questão social” a partir dos impactos da chamada Crise do Capital, a qual implica em novas formas de intervenção estatal na sociedade, expressas nas transformações dos sistemas de proteção social. Nesta conjuntura vemos um processo de “assistencialização” das políticas sociais que, por sua vez, confere uma centralidade nunca havida à Política de Assistência Social no Brasil. Destarte, concluímos que este fato, para além de expressar um momento de intensa regressividade de direitos, implica numa renovação do pensamento conservador no interior do Serviço Social. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico, hemerográfico e documental da política de assistência social e, em particular, sua expressão no município do Rio de Janeiro, no período de 2003/2008.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Fernanda Valle, Assistente Social formada pela UFRJ; Mestre em Serviço Social pela UFRJ; Assistente social do TRT-RJ; Docente do curso de Serviço Social da UNIABEU.

Assistente social e mestre em Serviço Social, formada pela Escola de Serviço Social da  Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Atualmente, é assistente social do Tribunal Regional do Trabalho/RJ e docente do curso de Serviço Social da UNIABEU.

Downloads

Publicado

22-08-2013

Como Citar

Valle, K. F. (2013). Estado e Crise do Capital: debatendo as perdas da proteção social. Argumentum, 5(1), 85–101. https://doi.org/10.18315/argumentum.v5i1.4840