A Solidão da Cidadania na América Latina: Estado e Materialização dos Direitos no Capitalismo Dependente do Século XXI

Autores

  • Mirella Farias Rocha Doutoranda da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro - ESS/UFRJ e pesquisadora do Instituto de Estudos Latino-Americanos Universidade Federal de Santa Catarina - IELA/UFSC.
  • Dilceane Carraro Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v5i1.4957

Resumo

Esse artigo tem como objeto de estudo a cidadania enquanto mediação que caracteriza uma práxis social politicamente constituída e historicamente determinada, haja vista mensurar as condições concretas de sua realização nas sociedades latino-americanas, de modo que possamos inquirir sobre as possibilidades reais de ultrapassagem do eixo formal-abstrato que conforma. Partimos da hipótese de que a debilidade e precariedade da cidadania realmente existentes na América Latina correspondem a um formato estruturalmente precarizado. Na primeira parte desenvolvemos a categoria cidadania por meio da análise das tendências particulares da produção e reprodução do capitalismo dependente e, na segunda parte, atentamos para as questões contemporâneas desde a análise dos determinantes do Estado capitalista periférico, bem como as possibilidades de materialização da cidadania na conjuntura atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirella Farias Rocha, Doutoranda da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro - ESS/UFRJ e pesquisadora do Instituto de Estudos Latino-Americanos Universidade Federal de Santa Catarina - IELA/UFSC.

É Assistente Social formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), possui mestrado em Serviço Social pela mesma universidade (2009) e é doutoranda Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Turma 2012). Realiza estudos e pesquisas junto ao Instituto de Estudos Latino-Americanos IELA/UFSC desde 2005. Atua principalmente nos seguintes temas: Teoria Marxista da Dependência; Política Social; Participação Popular; Política de Assistência Social; Superexploração da Força de Trabalho; América Latina.

Dilceane Carraro, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

Doutoranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS na área Serviço Social e Políticas Sociais. Graduada em Serviço Social e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas na Área de Políticas Sociais; Política de Assistência Social e América Latina integra o Núcleo de Política e Economia Social - NEPES da PUCRS e o Grupo de Estudos Trabalho e Política Social na América Latina, vinculado ao Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

22-08-2013

Como Citar

Rocha, M. F., & Carraro, D. (2013). A Solidão da Cidadania na América Latina: Estado e Materialização dos Direitos no Capitalismo Dependente do Século XXI. Argumentum, 5(1), 66–84. https://doi.org/10.18315/argumentum.v5i1.4957