Situação e financiamento da saúde nos países-membros do Fórum IBAS

Autores

  • Alejandra Carrillo Roa Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/Consultora Nacional em Economia da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i2.8477

Resumo

Visando contribuir à literatura comparada sobre potências emergentes, e sobre o Fórum Índia, Brasil e África do Sul (IBAS) em particular, este trabalho apresenta perspectivas comparativas sucintas sobre questões centrais de seus sistemas de saúde. Também analisa e compara o estado de saúde das populações, a proteção financeira dos sistemas contra riscos à saúde e o financiamento dos sistemas de saúde. Conclui-se que os membros do IBAS têm perfis de saúde bastante diferentes e que suas populações são afetadas, em maior ou menor medida, pelos gastos catastróficos derivados das despesas com saúde. Em termos de financiamento do sistema, os três países apresentaram crescimento no gasto em saúde em valores per capita entre 2002-2012. Contudo, o gasto público foi inferior ao gasto privado em todos eles e a composição deste último mostra três realidades completamente distintas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alejandra Carrillo Roa, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/Consultora Nacional em Economia da Saúde

Economista. Mestre em Seguridade Social pela Universidade Central da Venezuela. Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz.

Downloads

Publicado

23-12-2015

Como Citar

Carrillo Roa, A. (2015). Situação e financiamento da saúde nos países-membros do Fórum IBAS. Argumentum, 7(2), 143–160. https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i2.8477