A Escola Normal Júlia Kubitschek: percurso e memória de uma pesquisa de alunos e alunas de pedagogia

Lia Faria, Rosa Maria Souza Braga

Resumo


Narra-se o percurso na disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica: Ciências Sociais e Educação (PPP), com alunos de graduação em Pedagogia. A disciplina tem como objetivos desenvolver os modos de ler, discutir, estudar e sistematizar o conhecimento; exercícios de escrita autônoma, participação em jornada ou outro tipo de encontro; participação em atividades culturais e múltiplas. Privilegiou-se a realização de uma pesquisa amparada na categoria de memória, que se propôs a investigar a trajetória dos professores e demais funcionários do Colégio Estadual Júlia Kubitschek, localizada no Centro da Cidade do Rio de Janeiro. Reunimos os resultados a que chegaram os graduandos, que também se dedicaram à preservação da história institucional, podendo contribuir para o campo historiográfico.


Texto completo:

PDF

Referências


ACCÁCIO, L. O. A criação do instituto de educação do Rio de Janeiro. In: Anped/18ª Reunião anual. GT2 – História da Educação. Caxambu/MG, 1995. http://www.labev.uerj.br/textos/tecnicas-pesquisa_pesquisa-bibliografica.pdf.

ANDERSON, Benedict R. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo, Companhia das Letras, 2008.

ADICHIE, Chimamanda. O perigo da história única. TED Ideas Worth Streading, 2009. Disponível em: . Acessado em: 10 nov. 2015.

BARROSO, João. Políticas Educativas e Organização escolar – Temas Universitários. Universidade Aberta, Lisboa, 2005.

BIGNOTTO, Newton. Pensar a República. Editora UFMG, 2002.

CARLOS, Afonso; SANTOS, Marques dos. A invenção do Brasil. Ensaios de história e cultura. Editora UFRJ, 2007.

CARVALHO, Carolina; SOUZA, Florbela de; PINTASSILGO, Joaquim. A educação para a cidadania. Coleção Educação – Teoria e Prática. Porto Editora Ltda., Porto, 2005.

FARIA, L. CIEP: A Utopia Possível. São Paulo: Livros Tatu, 1991.

CHAVES, Iduina Mont´Alverne. Vestida de azul e branco como manda a tradição. Cultura e Rituais na Escola. Rio de Janeiro: Intertexto: Quartet, 2000.

CHAVES, Iduina Mont´Alverne. SOUZA, Sílvio (org.). Ecos e Memórias da Escola Fluminense. Rio de Janeiro: Quartet, Faperj, 2008.

CHAVES, Iduina Mont´Alverne. NOLASCO-SILVA, Leonardo. Chico Buarque no feminino e no masculino. In Revista Gênero, EdUFF, Niterói, RJ, 2010.

CHAVES, Iduina Mont´Alverne. Chaguismo e o brizolismo: territorialidades políticas da escola fluminense. Rio de Janeiro: Quartet, 2011.

LE GOFF, Jacques. Memória-História. In Enciclopédia Einaudi. V.1. Verbetes “história”, “memória”, “documento/monumento”. Lisboa: imprensa nacional-casa da moeda, 1984.

LÔBO, Yolanda; FARIA, Lia (org.). Vozes femininas no império e na república. RJ: Quartet, 2008.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A cultura material no estudo das sociedades antigas. Disponível em: . Acesso em 13/11/2015.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Memória e Cultura Material: Documentos Pessoais no Espaço Público. Seminário Internacional sobre Arquivos Pessoais, Rio de Janeiro/São Paulo, CPDOC/FGV-IEB. USP, 1997.

NORA, Pierre. O retorno do fato. In: História novos problemas. Rio de Janeiro, RJ: Francisco Alves, 1979.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Utopias praticadas: justiça cognitiva e cidadania horizontal na escola pública. Instrumento: R. Est. Pesq. Educ. Juiz de Fora, v. 15, n. 2, jul./dez. 2013

RIBEIRO, Darcy. O Livro preto dos CIEPs. RJ: Bloch Editores S.A., 1986.

SOUZA, S. C.; VILLANOVA, C. ; FARIA, L. C. M. Henriette Amado: uma aventura interrompida.. Labrys (Edição em Português. Online), v. 1, p. 1-150, 2011.

SPOSITO, Marília Pontes. Escola pública e movimentos sociais. São Paulo, Revista da ANDES, n. 7, p. 15-20, 1984.

POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.

PAIS, José Machado. Nas Rotas do Quotidiano. Revista Crítica de Ciências Sociais. N.37, p.105-115, Junho, 1993.

PAIS, José Machado. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.

PASSOS, Mailsa Carla Pinto. Encontros cotidianos e a pesquisa em Educação: relações raciais, experiência dialógica e processos de identificação. Educar em Revista, Curitiba: Editora UFPR, n. 51, jan./mar. 2014, p. 227-242.

SANTOS, Boaventura de Souza. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez, 4ed, 2002.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. Editora Unesp, 2011.




DOI: https://doi.org/10.24305/cadecs.v3i2.13655

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 INDEXADORES:

          

                

 

Cadecs: Caderno Eletrônico de Ciências Sociais

e-ISSN: 2318-6933

Licença Creative Commons
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.