Residindo em hotéis

Autores

  • Beatriz Zanchi

Resumo

Relato sobre a residência em hotéis dentro do Projeto “Naqueles lugares de Santos”. Projeto realizado em sete cidades com invisibilidade turística do estado do Espírito Santo. Trata-se da experiência de residir em lugares públicos e não-lugares e a tentativa de transformar esses lugares em íntimos e privados, a partir dessa experiência a possível criação de afetividade com os lugares. O registro dessa experiência se dá em diversas meios: fotografia, escritos em diários, desenho, pintura e bordados.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Zanchi

É artista visual, graduada em artes plásticas pela UFES (2013). 

Sua pesquisa relata experiências autobiográficas, do universo do íntimo e privado e suas relações com os lugares e o público. Utiliza do objeto Diário, em formato de livro para relatar aquilo que se vive enquanto se vive; da fotografia como relato instantâneo e também, se apropria de objetos do cotidiano e de técnicas e símbolos da arte popular, dos símbolos do cristianismo e também os pagãs para obter a sua própria enciclopédia de imagens. Através da apropriação de objetos e de acontecimentos do cotidiano, nessa coleta do instante, BeatriZanchi ressignifica essas imagens. Permite ao espectador a entrar em contato com seus objetos (diários, cerâmicas, bordados, pinturas, desenhos, colagens) da esfera do íntimo e que ela os julga “sagrados”. Dessa forma, a artista reinventa um novo diário no formato de instalação, não dependendo somente do formato diário livro.



Exposições Individuais, coletivas, prêmios e salões

- Coletiva: “Tentativas de esgotar um lugar”. MAES - Museu de Arte do Espirito Santo “Dionisio Del Santo”. Curadoria de Júlio Martins. Vitória/ES. 2015. 


-Individual: "Naqueles Lugares de Santos ". UNESC. Criciúma/SC, 2015.


- Prêmio: Bolsa Ateliê em artes visuais. Edital 011/2014. Secult/ES.Projeto: Naqueles lugares de Santos.Vitória/ES. 2014.


-Individual: “Os Diários” de BeatriZanchi. Galeria Homero Massena, Cidade Alta – Vitória/ES, 2012.

-Coletiva: Ocupa 12.1.Galeria de Arte e Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo. GAP/ UFES. Instalação. O Manto de Penélope – Enquanto ele viaja. Vitória/ES, 2012.

-Coletiva: “Árvores de Barranco” convidada pelo artista Lula Sampaio. Manaus/ AM, 2012.

-Coletiva: “[IM]presões/Diálogos”. Programa Contaminações. Galeria de Arte e pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo UFES/ GAP. Vitória/ES ,2011.

- Coletiva: "Disparidades". Edital OCUPA [2]- Formação de curadores. Galeria de Arte e pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo UFES/ GAP. Vitória/ES, 2011.

- Salão: 5° Salão de Artes de Ponta Grossa 2011. Galeria João Pilarski. Centro de Cultura. Ponta Grossa/PR, 2011 .

- Coletiva: Edital OCUPA [1]. Galeria de Arte e Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo. GAP/ UFES. Vitória/ES, 2011.

Referências

AUGÉ, Marc. Não Lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Tradução de Maria Lúcia Pereira - São Paulo. 9° ed. Campinas/SP: Papirus. 2012. p. 111.
CALLE, Sophie. Histórias Reais. Tradução de Hortencia Santos Lencastre - Rio de Janeiro. 1° ed. Rio de Janeiro: Agir LTDA, 2002. p. 83.
CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. Tradução de Diogo Mainardi - Rio de Janeiro. 2°ed. São Paulo: Folha de São Paulo, 2003. p. 158.
CANTON, Katia. Espaço e lugar. 1°ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009. p. 69.
______________. Tempo e memória. 1°ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009. p. 62.
COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. Tradução de Maria Silva M. Netto. 1°ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010. p. 137 - 166.
FOSTER, Hal. O retorno do real. A vanguarda no final do século XX. 1°ed. São Paulo: Cosac naify, 2014. p. 221.
LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro - ensaios de sociossemiótica. Tradução de Mary Amazonas Leite de Barros - 2° ed. São Paulo: Perspectiva, 2012. p.215.

Downloads

Publicado

30-12-2015

Como Citar

Zanchi, B. (2015). Residindo em hotéis. Revista Do Colóquio, 5(9), 141–153. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/11489