Imaginário e memória: interações sígnicas na arte amazônica contemporânea

Autores

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre trajetórias ecossistêmicas comunicacionais, por meio de memórias e metamorfoses da arte. Tem o objetivo de compreender aspectos da interação entre corpo, mente e ambiente, em processos artísticos no Amazonas. A abordagem é feita pelo viés da semiótica e o referencial teórico traz autores como Lúcia Santaella, Christine Greiner e Paes Loureiro. É possível perceber cartografias sígnicas construídas pelo imaginário, a partir de inter-relações e interdependências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael de Figueiredo Lopes, Universidade Federal do Amazonas

Rafael de Figueiredo Lopes é jornalista, ator e produtor audiovisual, com especialização em Comunicação Digital. Trabalha como voluntário em projetos sociais, com oficinas de vídeo, teatro e artes visuais. É mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM/Brasil). Suas investigações científicas são voltadas para a área dos Ecossistemas Comunicacionais e sua linha de pesquisa é em Linguagens, representações e estéticas comunicacionais. E-mail: rafaflopes@bol.com.br.

Referências

COLFERAI, Sandro Adalberto. Um jeito amazônida de ser mundo. A Amazônia como metáfora do ecossistema comunicacional: uma leitura do conceito a partir da região. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia). Universidade Federal do Amazonas, Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia. Manaus: UFAM, 2014.

FRITAS, Ítala Clay de Oliveira. Tramas Comunicativas da Cultura. A Dança no Jornalismo Impresso em Manaus (1980-2000). Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: PUC-SP, 2010.

GREINER, Christine. O corpo, pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

JANSON, Horst. Iniciação a História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

LITTLEJOHN, Stephen W. Fundamentos Teóricos da Comunicação Humana. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.

MLODINOW, Leonard. Subliminar - Como o inconsciente influencia nossas vidas. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

MONTEIRO, Gilson Vieira; ABBUD, Maria Emília de Oliveira Pereira; PEREIRA, Mirna Feitosa (orgs.). Estudos e perspectivas dos ecossistemas na comunicação. Manaus: Edua/Ufam, 2012.

PAES LOUREIRO, João de Jesus. Cultura amazônica - Uma poética do imaginário. Manaus: Editora Valer, 2015.

PÁSCOA, Luciane. As artes plásticas no Amazonas - o Clube da Madrugada. Manaus: Valer, 2011.

PROUS, André; RIBEIRO, Loredana. Arte Rupestre Pré-histórica: imagens fixas, significados mutáveis. Curitiba: Zencrane, 2007.

SACKS, Oliver. O homem que confundiu sua mulher com um chapéu e outras histórias clínicas. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2012.

SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras/FAPESP, 2001.

_________________. Culturas e artes do pós-humano: Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

_________________. Arte aquém e além da Arte. São Paulo: Cosac e Naify, 2014.

SILVA, Juremir Machado da. As Tecnologias do Imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2006.

Downloads

Publicado

24-06-2016

Como Citar

Lopes, R. de F. (2016). Imaginário e memória: interações sígnicas na arte amazônica contemporânea. Revista Do Colóquio, 6(10), 23–34. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/12661