Túmulos: o prêmio de viagem ao exterior

Autores

  • Claudia Matos Pereira Faculdade de Belas Artes - Universidade de Lisboa

Resumo

Túmulos é o título de um quadro, em óleo sobre tela, que conferiu ao artista plástico mineiro Carlos Bracher a premiação máxima da arte brasileira, no Salão Nacional de Belas Artes - Rio de Janeiro: “O Prêmio de Viagem ao Estrangeiro”, em outubro de 1967. Esta conquista, na época, representava reconhecimento e promoção de um novo patamar substancial para a sua carreira artística, por meio da relevante oportunidade de permanência na Europa por dois anos. O quadro faz parte do acervo do Museu Nacional de Belas Artes. Pretende-se elaborar uma análise semiológica da imagem desta obra singular e marcante na história da pintura brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Matos Pereira, Faculdade de Belas Artes - Universidade de Lisboa

Professora Convidada na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, no Mestrado de Museologia e Museografia –FBAUL -PT. Doutora em Artes Visuais – EBA- PPGAV- UFRJ. Linha de pesquisa: imagem e cultura. claudiamatosp@hotmail.com

Referências

BRASIL. Lei 12.513, de 26 de outubro de 2011. Instituiu o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio e Emprego (PRONATEC); altera as leis nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990, que regula o programa do seguro-desemprego, o abono salarial e instituiu o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), nº 8.212 de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre a organização da Seguridade Social e instituiu o Plano de Custeio , nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que dispõe sobre o fundo de financiamento ao estudante do Ensino Superior e nº 11.129, de 30 de junho de 2005, que institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem); e dá outras providências. Brasília, DF, 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2011- 2014/2011/lei/l12513.htm>. Acesso em: 24 mar. 2015.

______. Decreto nº 7.721 de 16 de abril de 2012. Dispõe sobre o condicionamento do recebimento da assistência financeira do Programa de Seguro Desemprego à comprovação de matrícula e frequência em curso de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, com carga horária mínima de 160 horas. Brasília, DF, 2012a. Disponível em: <http://pronatec.mec.gov.br/images/stories/ pdf/decreto_7721.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2015.

______. Ministério da Educação. Objetivos e Iniciativas do Pronatec. Apresenta os objetivos e as iniciativas do PRONATEC. Brasília, DF, 2012b. Disponível em <http://pronatec.mec.gov.br/institucional/objetivos-e-iniciativas>. Acesso em: 19 jun. 2015.

______. ______. Relatório Educação para todos no Brasil 2000-2015 (Versão preliminar). Brasília, DF, 2014a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=15774&ltemid=>. Acesso em: 1º jun. 2015.

______. Tribunal de Contas da União. Relatório de auditoria anual de contas. Brasil, 2014b. Acesso em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=16416&ltemid=>. Acesso em: 05 jun. 2015.

______. Ministério da Educação. Portaria nº 168 de 7 de março de 2013. Dispõe sobre a oferta da Bolsa-Formação no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, de que trata a Lei nº12.513, de 26 de outubro de 2011, e dá outras providências. Brasília, DF, 2013a. Disponível em: <http://www.desenvolvimento.gov.br/arquivos/dwnl_1365533679.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2015.

______. ______. Pronatec 2011-2013. Brasília, DF, 2013b. Disponível em: <http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/doc/Pronatec-execucaoOfertantes-25-11-13_v3.pdf>. Acesso em: 29 mai. 2015.

BLANCO, D. M. A luz do dia nem todos os gatos parecem pardos: percepções de jovens sobre os limites e possibilidades do PROJOVEM. Porto Alegre, Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/25483/000736161.pdf?sequence=1>. Acesso em: 10 mai. 2015.

CERQUIRA FILHO, G. A questão social no Brasil: crítica do discurso político, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

COUTINHO, C. N. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

______. & TEIXEIRA, A. de P. (Orgs.) Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

FRIGOTTO, G. Fundamentos Científicos e Técnicos da Relação Trabalho e Educação no Brasil de Hoje. In: JÚLIO, César.F.L.; LÚCIA, NEVES, Lúcia M.W. (Org). Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006.

GRAMSCI, A. Maquiavel, a política e o Estado Moderno. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1988.

______. Os intelectuais e a organização da cultura. 4ª ed. Campus: Rio de Janeiro, 1982.

______. Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Volume 2, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GOUVEIA, F. P. de S. Caminhos e descaminhos da implantação da Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2011, mimeo.

IAMAMOTO, M. V. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998.

IANNI, O. A questão social. Revista da USP, out/nov/dez 1989, São Paulo, 1989, p.145-173.

JORGE, T. A. da S. Políticas Públicas de Qualificação Profissional no Brasil: uma análise a partir do PLANFOR e do PNQ. 110P. Tese (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2009.

KUENZER, A. Z. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilidade justifica a inclusão excludente. Revista Educação & Sociedade, Campinas: Cedes, n. 100, p. 1153–1178, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2428100.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2015.

______. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. (s.d). Disponível em: <http://ufpr.cleveron.com.br/arquivos/EP_104/exclusao_includente.pdf>. Acesso em: 25 de jul. 2015.

LEITE, M.P. Qualificação, desemprego e empregabilidade. São Paulo em Perspectiva, v11, n.1, jan-mar., p. 64-69. São Paulo: Fund. Seade, 1997.

MARTINS, M. F. Ensino técnico e globalização. Campinas: Autores Associados, 2000.

MARX, K. Crítica do Programa de Gotha. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo Editora, 2012.

MOTA, A. E; AMARAL, A. S. Reestruturação do capital, fragmentação do trabalho e serviço social. In: MOTA, A. E. (Org). A Nova Fábrica de Consensos. São Paulo: Editora Cortez, 2010.

OLIVEIRA, D. A. Educação básica gestão e da pobreza. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

OTRANTO, C. R. A política de educação profissional do Governo Lula: novos caminhos da educação superior. In: Reunião Anual da Anped, 3, 2011, Natal, Anais... Natal: Anped, 2011. 17p. Disponível em: <http://www.anped11.uerj.br/GT11- 315%20int.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2013.

RAMOS, M. S. Limites e possibilidades do Pronatec como ação governamental de ampliação do acesso à Educação Profissional: uma análise a partir da experiência do IFRJ. Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2014.

RIBEIRO, R. de S. Trabalho, Educação e Qualificação Profissional: a pedagogia política dos programas do Governo Federal para a Inclusão Social de Jovens. In: Encontro Brasileiro de Educação, Marxismo, e Emancipação Humana, 5. 2011, Florianópolis. Anais, Florianópolis: UFSC, 2011. 20p. Disponível em: <http://www.5ebem.ufsc.br/trabalhos/eixo_03/e03c_t002.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2015.

RODRIGUES, J. O Moderno Príncipe Industrial. Campinas: Autores Associados, 1998.

SANTOS, J. S. Questão Social particularidades no Brasil. Rio de Janeiro: Cortez Editora, 2012.

SAVIANI, D. Escola e Democracia, 42 ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

SEMERARO, G. Gramsci e a sociedade civil: cultura e educação para a democracia. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.

SOUZA, J. dos S. Trabalho, educação e luta de classes na sociabilidade do capital. In: _______; ARAÚJO, Renan (Org.). Trabalho, educação e sociabilidade. Maringá (PR): Práxis; Massoni, 2010.

_______. Trabalho, Educação e Sindicalismo no Brasil – anos 90. Campinas: Autores Associados, 2002.

Downloads

Publicado

24-06-2016

Como Citar

Pereira, C. M. (2016). Túmulos: o prêmio de viagem ao exterior. Revista Do Colóquio, 6(10), 47–58. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/13413