O branco não me favorece...

Autores

  • Thiago Guimarães Azevedo Universidade Federal do Pará

Resumo

Esse artigo representa o processo de construção da tese de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará e visa dialogar com o trabalho do fotógrafo Luiz Braga a partir da exposição Retumbante Natureza Humanizada. Essa exposição faz um panorama de 40 anos de atividade artística exibindo imagens ainda não apresentadas. A forma desenvolvida para discorrer sobre essa exposição foi por meio da biografia. Recorreu-se a entrevistas com o fotógrafo, o curador e um dos membros do coletivo ‘Cesbixo’. Como método, tem-se o historiográfico com foco na história de vida por meio de documentos e oralidade, no sentido de construir uma biografia de cunho hermenêutico para entender o olhar de Luiz Braga sobre a Amazônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Guimarães Azevedo, Universidade Federal do Pará

Professor Auxiliar no curso de Design da Universidade do Estado do Pará Doutorando em Artes pelo PPGARTES/UFPA, Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará - UFPA, possui MBA em Marketing pela Universidade da Amazônia - UNAMA e graduação em Bacharel em Design com Habilitação em Produtos pela Universidade do Estado do Pará (2006). Membro do grupo de pesquisa: Desenvolvimento de Produtos com Materiais Amazônicos - DEPROMA. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: design, educação do design, arte, artesanato, marketing, imagem e cibercultura.

Referências

CHIODETTO, Eder. Luiz Braga. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.
BRAGA, Luiz. Luiz Braga. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
____________. Retumbante Natureza Humanizada. São Paulo: Sesc Pinheiros, 2014
____________. Retumbante Natureza Humanizada. Belém: Secult, 2016.
DOSSE, François. O Desafio Biográfico: Escrever uma vida. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
ECO, Umberto. Estrutura ausente: introdução à pesquisa semiológica. São Paulo: Perspectiva, 2013.
LEVI, Giovani. Usos da Biografia. In. AMADO, Janaína e FERREIRA, Moraes (orgs). Usos & Abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getulio Vargas, 1998.
PAES LOUREIRO, João de Jesus. Fontes do Olhar. In Herkenhoff, Paulo. Amazônia Ciclos de Modernidade, 2012. p. 81. Disponível em <http://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/AmazoniaCiclosModer.pdf>. Acesso em 01 de julho de 2018.
____________________________. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. Belém: Cultural Brasil, 2015.
PERSICHETTI, Simonetta. Imagens da fotografia brasileira, volume I. São Paulo: Estação Liberdade: Editora SENAC São Paulo, 2000.
SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.

Downloads

Publicado

30-12-2018

Como Citar

Azevedo, T. G. (2018). O branco não me favorece. Revista Do Colóquio, 8(15), 23–31. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/21847