Atravessamentos políticos na obra de Atílio Gomes Ferreira (Nenna): Conceitualismos e o corpo poético-disparador

Autores

  • Deborah Moreira de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Esse artigo analisa a potencialidade política de alguns trabalhos de Atílio Gomes Ferreira (Nenna) como produções que configuram disparos políticos, atravessando assim  relações contextuais da arte e da política no Brasil e no Espírito Santo, em um âmbito de forte ditadura. Por isso, analisamos esses trabalhos a partir do escopo contemporâneo, no fato do artista utilizar-se de linguagens que se diferem das convencionais, produzindo instalações, intervenções urbanas, vídeos e trabalhos com um caráter mais conceitual. Esse artigo também analisa o artista dentro do espectro dos conceitualismos latino-americanos. Damos enfoque ao seu trabalho Estilingue Gigante (1970) que se apresenta como uma grande arma antagônica ao modelo hegemônico de poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deborah Moreira de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Atua como artista, pesquisadora, e professora. É mestra em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo e possui licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve pesquisa sobre arte e política na América latina.

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

_______________ . O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BAUDRILLARD, Jean. Tela total. Porto Alegre: Sulina, 2002.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In: Os pensadores, volume XLVIII, São Paulo: Abril Cultural, 1975.

DE DUVE, Thierry. Pose et instantané, ou le paradoxe photographique. In Essais Datés –I : 1974/1986, Paris : Editions de La Diférence, 1987.

FARIAS, Agnaldo; DOS ANJOS, Moacir et al (curadores). Catálogo da 29 Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal, 2010.

FLUSSER, Vilém. Texto/ Imagem enquanto dinâmica do Ocidente. In: Cadernos RioArte, ano II, nº 5, 1996.

GONZAGA, Ricardo. Read Me, Ready Me: a caixa-preta do ser em tempo real. In: FERREIRA, Glória; VENÂNCIO FILHO, Paulo. (Org.). Arte & Ensaios, Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA - UFRJ, ano XIII, n. 13, Rio de Janeiro, 2006.

NAVARRO, Francesc. História da arte. São Paulo: Salvat, 1978.

O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

SLIVE, Seymour. Pintura holandesa 1600 – 1800. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.

TIBERGHIEN, Gilles. Land Art. New York: Princeton Architectural Press, 1995.

VAN DOESBURG, Theo. Arte Concreta. In AMARAL, Aracy; BELLUZZO, Ana Maria (org.). Projeto construtivo brasileiro na arte. Rio de Janeiro, São Paulo: Museu de Arte Moderna RJ; Pinacoteca do Estado SP, 1977.

VIRILIO, Paul. O espaço crítico. Rio de Janeiro: 34, 1993.

Downloads

Publicado

09-06-2019

Como Citar

de Oliveira, D. M. (2019). Atravessamentos políticos na obra de Atílio Gomes Ferreira (Nenna): Conceitualismos e o corpo poético-disparador. Revista Do Colóquio, 8(16), 42–53. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/24318