A Apropriação da Forma-caixa

Autores

  • Sabrina Vieira Littig PPGA-UFES

Resumo

O presente trabalho discute o deslocamento do objeto caixa para o campo da arte. Investiga os processos envolvidos nas discussões do “ready made”, da assemblage e do objet trouvé, que engendram nos espaços da arte a perspectiva da existência de uma linguagem dos objetos de uso comum, fabricados e produzidos em larga escala. A pesquisa se desenvolve na análise dos significados em torno da forma-caixa, e sua possível iconografia simbólica, como nas obras de Marcel Duchamp (1887-1968), as Boîte-en-valise, concebidas entre 1935 e 1940, e nas séries de caixas de Joseph Cornell (1903-1972) realizadas em profusão a partir da década de 1930, como Space Object Box: “Little Bear, etc.” motif, da série Winter Night Skie de meados dos anos 1950, início dos anos 1960. O estudo amplia a discussão por meio de reflexões e conexões com a História da Arte e as questões do espaço tridimensional delimitado como espaço narrativo, da caixa ou forma-caixa, com algumas reflexões direcionadas sobre objeto, espaço e imaginário.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Vieira Littig, PPGA-UFES

Possui graduação pela Faculdade de Cariacica (2006) em Design de Projeto de Produto. Atualmente é estudante de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo regularmente matriculada em 2013. Tem experiência com a prática de desenho artístico, com ênfase em Artes Visuais.

Downloads

Publicado

19-06-2014

Como Citar

Littig, S. V. (2014). A Apropriação da Forma-caixa. Revista Do Colóquio, 3(6), 65–78. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7707