A estética decadente em Jean Lorrain: um estudo de A marquesa de Spolète

Autores

  • Deivis Jhones Garlet Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Partindo do paradigma da recíproca relação entre a literatura e o contexto de produção, da união singular de fatores literários e extraliterários na construção do universo narrativo, propomos uma análise do conto A marquesa de Spolète com o intento de elucidar a presença de valores da estética decadente na narrativa e as formas em que se realiza, unindo em uma explicação íntegra forma e conteúdo. Para lograr êxito em nossa empresa, julgamos apropriado um referencial teórico atrelado a determinadas concepções bakhtinianas, como a noção de meio ideológico, de reflexo e de refração do fazer artístico; o conceito de transtextualidade de Genette, além das reflexões críticas de Arbex e Vieira quanto às relações entre literatura e pintura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deivis Jhones Garlet, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Letras, Estudos Literários, UFSM. Graduado em História (UFSM); Pós-graduado em Pensamento Político Brasileiro (UFSM); Mestre em Letras, Estudos Literários (UFSM). Professor de cursos livres.

Referências

ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
DOTTIN, Mireille. Salomé. In: Brunel, Pierre. Dicionário de Mitos Literários. Tradução de Carlos Sussekind et al. Rio de Janeiro: UNB / José Olympio, 1998.
ECO, Humberto. História da Beleza. São Paulo: Record, 2010.
GENETTE, Gérard. Palimpsestos. A literatura de segunda mão. Trad. Cibele Braga et al. Belo Horizonte: Edições Viva Voz, 2010.
LORRAIN, Jean. A vingança do mascarado. Tradução Marcus Salgado. São Paulo: Antiqua, 2012.
MEDVIÉDEV, P. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Camargo e Ekaterina Américo. São Paulo: Contexto, 2012.
MORETTO, Fúlvia. Caminhos do decadentismo francês. São Paulo: Perspectiva, 1989.
PRAZ, Mário. A carne, a morte e o diabo na literatura romântica. Tradução Philadelpho Menezes. Campinas: UNICAMP, 1996.
VIEIRA, André Soares. Huysmans e Gonzaga Duque: transposições de arte em textos franceses e brasileiros do Simbolismo. In: Aletria, vol. 23 “Intermidialidade”, set/dez, n. 3, Belo Horizonte, UFMG, 2013.
WEBER, Eugen. França fin de siècle. Tradução Rosaura Eichenberg. São Paulo: Cia das Letras, 1988.

Downloads

Publicado

22-12-2014

Como Citar

Garlet, D. J. (2014). A estética decadente em Jean Lorrain: um estudo de A marquesa de Spolète. Revista Do Colóquio, 4(7), 145–162. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/8513

Edição

Seção

Artigos