Sobre a Revista

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A revista Contexto não cobra custos de processamento nem de submissão de artigos.

Histórico do periódico

A Contexto foi criada por professores do Departamento de Línguas e Letras (DLL) do Centro de Estudos Gerais (CEG), atualmente Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), nos anos de 1980, e retomada em 1992 (números 1, 2, de 1992; 3, de 1994, e 4, de 1996), em edições bianuais, com a finalidade de incrementar a pesquisa, a produção e a publicação dos docentes e alunos de graduação.

Com a implementação do Mestrado em Letras: Literatura Brasileira (MeL), a partir de 1996, a revista passou a incorporar também a produção de pós-graduandos. No número 5, publicado em 1998, as duas instituições, o DLL e o MeL, assumem o periódico, tornando-o anual. Em 1999, no entanto, quando o Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado em Estudos Literários (PPGL-MEL) é aprovado pela Capes, esee novo nome passa a substituir o MeL, nos números 6 (1999), 7 (2000) e 8 (2001).

A partir da edição do número 9 da Contexto (2002), por decisão do DLL e do PPGL, a revista passa a ser uma publicação exclusiva deste Programa, o que vige desde então, mantendo a estrutura de distribuição de trabalhos em dossiês (artigos voltados para temas específicos), clipes (artigos de temas variados), tradução e ficção.

Consolidada com cerca de duas dezenas de números em meio impresso, e classificada, então, como Qualis B1, a Contexto passou a ser semestral a partir do n. 17 (2010, 1 semestre).

Atendendo à recomendação da Capes de publicar as edições de periódicos online, o PPGL, a partir de 2013, disponibilizou eletronicamente todos os números impressos da revista no Portal de Periódicos da Ufes. Essa decisão baseou-se na compreensão da necessidade de colocar ao alcance de um maior número de pesquisadores locais, regionais, nacionais e internacionais o resultado das pesquisas desenvolvidas em seu âmbito e o de investigadores externos.

Em 2014, a Contexto passa a ter seu registro eletrônico: ISSN 2358-9566.