Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 

 

1. Serão aceitos trabalhos redigidos em espanhol, francês, inglês, italiano ou português; a(o)s autora(e)s poderão submeter um (1) artigo por ano, caso não tenham tido trabalho publicado no ano anterior. Só serão acatados artigos inéditos, com autoria e/ou coautoria de professora(e)s e pesquisadora(e)s doutora(e)s (ou seja, graduanda[o]s, graduada[o]s, especialistas, mestranda[o]s, mestra[e]s ou doutoranda[o]s podem submeter seu trabalho, desde que haja ao menos um[a] coautor[a] doutor[a]), que sejam aprovados pela(o)s pareceristas e que estejam de acordo com as Normas Editoriais.

2. Os pareceres serão produzidos a partir dos seguintes critérios de avaliação:

a. Indicação clara do objetivo do trabalho;

b. Fundamentação teórica clara, consistente e pertinente;

c. Desenvolvimento do trabalho de acordo com a teoria proposta;

d Argumentação convincente;

e. Conhecimento de bibliografia atualizada;

f. Discussão pessoal do tema proposto;

g. Revisão e normalização adequadas.

3. Os textos devem ter de 12 a 24 laudas, incluindo os anexos, redigidos em português, inglês, francês, espanhol ou italiano. A sequência do texto deve apresentar: título do artigo na língua do trabalho e em inglês (no caso de artigos em língua estrangeira, título em português), em maiúsculas e centralizado; nome(s) do(s) autor(es), titulação acadêmica e instituição em que atua profissionalmente ou desenvolve a pós-graduação; resumo na língua do artigo e em inglês (no caso de artigos em língua estrangeira, resumo em português), palavras-chave na língua do artigo e em inglês (no caso de artigos em língua estrangeira, palavras-chave em português), texto, referências e anexos.

4. A digitação do texto deve ser feita em Word for Windows (edição 6.0 ou superior), fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5, parágrafos em modo justificado sem recuo. Entre partes do texto e entre texto e exemplos, citações, tabelas, ilustrações etc., utilizar 1 espaço 1,5. Formato de papel A4, com margem normal. Deve-se evitar formatação automática de espaçamentos no texto.

5. Os resumos devem ser antecedidos pela expressão RESUMO (ABSTRACT) em maiúsculas, seguida de dois pontos. O texto dos resumos, em fonte Times New Roman, corpo 10, segue na mesma linha e deve ficar entre 100 e 150 palavras, em que constem tema, corpus, objetivos, metodologia do trabalho e resultados da discussão.

6. As palavras-chave devem ser antecedidas pela expressão PALAVRAS-CHAVE (KEYWORDS) em maiúsculas, seguida de dois pontos. Utilizar entre três e cinco palavras-chave que especifiquem o conteúdo do trabalho, em fonte Times New Roman, corpo 10, com inicial em maiúscula, separadas por ponto.

7. Os títulos de seções devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e duas linhas após o último parágrafo da seção anterior. Apenas a primeira letra de cada subtítulo deve ser grafada com caracteres maiúsculos, exceto nomes próprios.

8. As referências no texto devem ser indexadas pelo sistema autor-data da ABNT: (SILVA, 2005, p. 36). Quando o sobrenome vier fora dos parênteses, deve-se utilizar apenas a primeira letra em maiúscula.

9. A citação deve seguir as normas da ABNT. Citações até três linhas no texto sempre devem vir entre aspas e nunca em itálico (este deve ser utilizado para termos estrangeiros). Exemplos de corpora analisados devem vir no padrão de citação: recuo de 4 cm, espaçamento simples, fonte Times New Roman, corpo 10.

10. Caso seja necessária a transcrição fonética, ou caso haja palavras em alfabetos não latinos, o autor deve enviar a fonte utilizada juntamente com seu artigo, a fim de que a mesma possa ser instalada para editoração do artigo.

11. As notas de rodapé, se efetivamente necessárias, devem aparecer em sequência numérica, com fonte corpo 10. Se houver nota no título, marcar com asterisco (*). Não se deve usar nota para citar referência.

12. Tabelas, quadros e ilustrações autorizadas (desenhos, gráficos etc.) devem ser previamente escaneados e inseridos no texto, prontos para a editoração eletrônica. Os títulos de figuras devem ser digitados com fonte Times New Roman, tamanho 10, em formato normal, centralizado. Tabelas, quadros, ilustrações devem ser identificados por legendas.

13. Os anexos devem ser entregues igualmente prontos para a editoração eletrônica. Para anexos que se constituem de textos já publicados, o autor deve incluir referência bibliográfica completa.

14. As referências, seguindo as normas vigentes da ABNT, devem ser antecedidas da expressão Referências, em negrito. A primeira deve ser redigida na segunda linha abaixo dessa expressão. Os autores devem ser citados em ordem alfabética, sem numeração, sem espaço entre as referências e sem recuo. As referências de mesmo autor devem ser realizadas em ordem decrescente, repetindo-se o nome em todas elas.

15. O autor deve apresentar, ao fim do trabalho, um breve currículo acadêmico de no máximo 10 linhas: a) nome completo; b) endereço e e-mail; c) formação acadêmica; d) instituição em que trabalha; e) principais publicações.

Contato: revistacontexto.ppgl@gmail.com

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Serão aceitos trabalhos redigidos em espanhol, francês, inglês, italiano ou português; a(o)s autora(e)s poderão submeter um (1) artigo por ano, caso não tenham tido trabalho publicado no ano anterior. Só serão acatados artigos inéditos, com autoria e/ou coautoria de professora(e)s e pesquisadora(e)s doutora(e)s (ou seja, graduanda[o]s, graduada[o]s, especialistas, mestranda[o]s, mestra[e]s ou doutoranda[o]s podem submeter seu trabalho, desde que haja ao menos um[a] coautor[a] doutor[a]), que sejam aprovados pela(o)s pareceristas e que estejam de acordo com as Normas Editoriais.
  2. A contribuição deverá ser original e inédita.
  3. O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  4. O texto deverá seguir os padrões de estilo e de requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. As submissões de trabalhos para publicação deverão ser feitas exclusivamente pelo e-mail revistacontexto.ppgl@gmail.com

 

Declaração de Direito Autoral

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.