Wilderness e o Oeste americano. Ecoativismo e busca de redenção na natureza em Goodbye to a River e The Man who Rode Midnight

Autores

  • Adolfo José de Souza Frota Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.24557

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o tema do wilderness e da ecocrítica nos romances Goodbye to a River e The Man Who Rode Midnight. Levando-se em consideração a preocupação ecológica de John Graves e de Elmer Kelton, é possível analisar como a literatura, que se sensibiliza com temas ambientais, discute problemas associados ao progresso destrutivo e difunde a ideia de conservação da natureza a partir de um enfrentamento simbólico contra o avanço econômico e à favor de uma sensível busca de redenção humana pela preservação do espaço e dos animais. Os autores sinalizam para uma proposta de compartilhamento de espaço, onde homem e animal estabelecem um tipo de contrato em que ambos convivem em relação harmônica.

PALAVRAS-CHAVE: John Graves – Goodbye to a River. Elmer Kelton – The Man Who Rode Midnigth. Meio ambiente – Tema literário. Ecocrítica – Estudos Literários. Wilderness – Tema literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-05-2019

Edição

Seção

Artigos (Clipe)