AMBIGUIDADE LEXICAL EM TIRINHAS: POLISSEMIA E EFEITO DE HUMOR

Autores

  • Morgana Fabiola Cambrussi Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Talita Veridiana Hack Poll Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Resumo

Este trabalho analisa a ocorrência de ambiguidade lexical por polissemia em textos do gênero tirinha, descrevendo os diferentes significados dos itens lexicais geradores do sentido ambíguo. O cunho humorístico e a associação entre linguagem verbal e não-verbal permitem ao gênero tirinha apresentar um contexto bastante propício ao aparecimento da ambiguidade lexical como recurso para a produção de efeitos de sentido, como a ironia e o sarcasmo, ambos proeminentes em textos de crítica indireta e de humor. A polissemia é um tipo de ambiguidade complementar, o que favorece seu emprego em certos jogos de linguagem, diferentemente da homonímia, que é um tipo de ambiguidade contrastiva. Realizadas as análises, os resultados do estudo apontam que a polissemia é um recurso empregado em um nível estrutural básico para produção de efeito de humor em tirinhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Morgana Fabiola Cambrussi, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Linguística. Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Chapecó-SC, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol - Licenciatura.

Talita Veridiana Hack Poll, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Acadêmica do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol - Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Chapecó-SC.

Downloads

Publicado

21-12-2015