COMPREENSÃO LEITORA E MEMÓRIA DE TRABALHO SOB A PERSPECTIVA DO PROCESSAMENTO COGNITIVO DA LEITURA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Ronei Guaresi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB
  • Janaina Silva Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

O objetivo geral do estudo é o de analisar a produção bibliográfica sobre a relação entre a memória de trabalho e a compreensão da leitura em bons e maus leitores. Este estudo trata-se de uma revisão de literatura sobre a relação entre memória de trabalho e compreensão textual em bons e maus leitores, a partir de leitura, análise e discussão de informações extraídas de periódicos nacionais e internacionais. Os artigos consultados sugerem, ainda, que o processo de compreensão da leitura e o uso da memória de trabalho são diferentes em bons e maus leitores. Os estudos vêm mostrar que os maus leitores, precisam utilizar mais recursos cognitivos para processar as informações, restando poucos para compreensão e significação do texto. O bom leitor consegue transitar pelas duas vias, fonológica e a lexical. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB

Professor Adjunto do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). E-mail: roneiguaresi@uesb.edu.br.

Janaina Silva Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Psicóloga no Núcleo de Apoio a Saúde da família (NASF/ Ilhéus)/ Graduação em Psicologia – UFBA / Especialista em Neuropsicologia – UNIGRAD / Mestra em Linguística, área de concentração Dislexia, aquisição e aprendizado da escrita – UESB. E-mail: jannypsico@gmail.com.

Publicado

18-09-2017