LEIA, RIA E CURTA: O ETHOS-ESTEREOTIPADO DE DILMA ROUSSEFF NO FACEBOOK

Autores

  • Ana Cristina Carmelino Universidade Federal de São Paulo
  • Márcio Antônio Gatti Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal tratar das tensões estabelecidas entre diferentes ethé de Dilma Rousseff, presidente que governou o Brasil de 2011 a maio de 2016, em algumas postagens bem-humoradas feitas em seu perfil na rede social Facebook. O corpus de análise consiste em cinco postagens publicadas entre janeiro e setembro de 2015. A discussão teórica se ancora especialmente nos conceitos de estereótipo e ethos, formulados pela Análise de Discurso desenvolvida na França. Levando em conta as relações que podem ser estabelecidas entre as duas noções teóricas (estereótipo e ethos – dito, mostrado e prévio), consideramos a hipótese de que, no campo do humor, o ethos tende a ser construído de maneira estereotipada, o que levaria a existência de um ethos-estereotipado: uma representação em que traços demasiadamente assinalados são capazes de gerar comicidade. Esta é a principal imagem edificada para Dilma Rousseff nas postagens bem-humoradas analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Carmelino, Universidade Federal de São Paulo

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).  Pós-doutorado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutorado e mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/CAr). Membro do Centro de Pesquisa Fórmulas e Estereótipos: Teoria e Análise (FEsTA). Líder do GETHu - Grupo de Estudos sobre Textos Humorísticos (CNPq).

Márcio Antônio Gatti, Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Márcio Antônio Gatti é docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus Sorocaba - SP, Brasil. Possui doutorado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas (IEL-Unicamp) e é licenciado em Letras pelo mesma instituição. É membro do Centro de Pesquisa Fórmulas e Estereótipos: teoria e análise (FEsTA - Unicamp) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade - UFSCar

Downloads

Publicado

02-08-2018