MECANISMOS DÊITICOS E ESTRATÉGIAS DE LEITURA DO GÊNERO TIRA

Autores

  • Abniza Pontes de Barros Leal Universidade Estadual do Ceará - UECE Professora do Curso de Letras

Resumo

Este trabalho discute a presença da dêixis no Livro Didático (LD) e o ensino de estratégias textual-discursivas necessárias à compreensão do gênero tira, como uma possibilidade de permitir ao aluno desenvolver competências leitoras linguístico-discursivas. O gênero tira torna possível ainda, por seu caráter lúdico e composicional, maior participação dos alunos nas atividades de leitura e, consequentemente, uma abordagem metodológica mais voltada para a discursividade, para fenômenos como, por exemplo, a ambiguidade, a polifonia, a ironia e a intertextualidade. De acordo com essa perspectiva, defendo que ler e analisar o gênero tira, de acordo com o
panorama, gênero/deiticidade/estratégias de leitura, se constitui um campo profícuo de pesquisa e estudo, visto que a atenção dos pesquisadores tem se voltado ora mais para a investigação do gênero como um texto midiático; ora mais para a relação do gênero com os aspectos pragmáticos que particularizam os produtores e os receptores. Os resultados evidenciam que é possível compreender a tira não apenas como um artefato
capaz de produzir humor, mas também como um construto social, cuja harmonia entre os elementos linguísticos e não linguísticos é complexa e requer domínio de diferentes estratégias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abniza Pontes de Barros Leal, Universidade Estadual do Ceará - UECE Professora do Curso de Letras

Mestre em Linguística pela UFC. Doutoranda pela UFC

Professora das disciplinas de Estágio I e II do Curso de Letras da UECE. Professora da disciplina de Leitura e Compreensão nos Cursos de Especialização. Coordenadora Pedagógica do Curso Pré-Vestibular UECEVest.

Downloads

Publicado

31-10-2013