Ideias para a construção de uma ordem: o conceito de “cidade moderna” na Buenos Aires das primeiras décadas do século XX

Pedro Demenech

Resumo


Resumo: Com o status de “metrópole moderna” nos anos iniciais do século XX, Buenos Aires havia sofrido diversas transformações que a colocaram no patamar de uma grande cidade. Os diversos problemas a serem sanados, desde o final do século XIX, levaram a administração pública portenha a procurar soluções a fim de reorganizar o espaço da urbe. A imigração, a formação de um campo cultural (onde se debatia o que era e para quem era a “cidade”) e a sistematização de um projeto urbano que contemplasse a cidade como um “todo” fizeram com que a população enfrentasse, além do remodelamento espacial, os vários fenômenos de uma “cidade moderna”. Dessa forma, os mapas e oProyecto orgánico de 1925, ajudam a discutir as ideias que influenciaram e organizaram o crescimento urbano de Buenos Aires.

Palavras-chave


Palavras-chave: Buenos Aires; Modernização; Proyecto orgánico; Modernidade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


      

       

Dimensões - Revista de Históra da Ufes é uma publicação eletrônica semestral do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis) e do Núcleo de Pesquisa e Informação Histórica (NPIH) da Universidade Federal do Espírito Santo. Para melhor visualização recomendamos a resolução mínima de 1280x1024.