Como falam os indígenas? Produção de documentos e vozes discursivas no movimento social mexicano neozapatista

Marcela Araújo Vitali

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar as formas e os recursos de comunicação utilizados pelo movimento indígena mexicano neozapatista. Dessa forma iremos analisar a operacionalização dos meios de comunicação por esse movimento, tal como a internet e a produção de discursos, lançados ao governo e à sociedade civil com fins de estratégia política. Além disso, consideramos importante apontar e discutir a presença e função de uma voz discursiva não indígena no interior do movimento neozapatista, como a do subcomandante insurgente Marcos e a presença e função de uma voz discursiva indígena, como a do denominado ancião “Viejo Antonio” a fim de comparar suas finalidades de representação em nome dos rebeldes.

Palavras-chave


Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as formas e os recursos de comunicação utilizados pelo movimento indígena mexicano neozapatista. Dessa forma iremos analisar a operacionalização dos meios de comunicação por esse movimento, tal como a inter

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


      

       

Dimensões - Revista de Históra da Ufes é uma publicação eletrônica semestral do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis) e do Núcleo de Pesquisa e Informação Histórica (NPIH) da Universidade Federal do Espírito Santo. Para melhor visualização recomendamos a resolução mínima de 1280x1024.