Dimensões

Dimensões – Revista de História da Ufes é um periódico semestral voltado para a publicação de artigos inéditos e resenhas de autoria de mestres, doutorandos e doutores.  Os artigos são agrupados em dossiês ou temas livres. Mantida pelo Programa de Pós-Graduação em História, a revista foi fundada em 1990 como Revista de História da Ufes, tendo permanecido com esse nome até 2000, quando foi renomeada para Dimensões – Revista de História da Ufes, mas preservando o mesmo ISSN (1517-2120). Em 2010, com o propósito de facilitar a difusão do conhecimento científico, Dimensões passou a ser veiculada exclusivamente por meio eletrônico, com livre acesso por parte dos usuários. Em 2011, um novo ISSN foi atribuído à ao periódico: 2179-8869. Atualmente, a revista se encontra classificada como B2 no Qualis de periódicos elaborado pela Capes. A principal missão de Dimensões é divulgar a produção intelectual de pesquisadores vinculados ao sistema nacional de pós-graduação, além de promover o intercâmbio com profissionais do exterior. A revista apresenta ainda uma notável abertura transdisciplinar, acolhendo contribuições de diversas áreas das Ciências Humanas além da História.


Dimensões - Revista de História da Ufes
 is a biannual journal focused on publishing original articles and reviews written by masters, doctoral students and doctors. Articles are grouped into dossier or free themes. Maintained by the Graduate Program in History (PPGHis), the journal was founded in 1990 as Journal of History and remained under that name until 2000, when it was renamed to Dimensões - Revista de História da Ufes, while preserving the same ISSN (1517-2120 ). In 2010, in order to facilitate the dissemination of scientific knowledge, Dimensões has to be converted exclusively by electronic means, with free access by users. In 2011, a new ISSN was assigned to Dimensões: 2179-8869. Currently, the journal is classified as B2 in journals Qualis prepared by Capes. The main Dimensões mission is to disseminate intellectual production production of researchers linked to the national graduate system, and promote exchanges with professionals from abroad. The journal also presents a remarkable opening transdisciplinary, accepting contributions from various areas of the humanities besides History.

 


Imagem para capa da revista

Notícias

 

Dimensões n. 44 (2020/1) - Dossiê “Opinião pública e instituições políticas nos períodos moderno e contemporâneo”

 

A proposta do dossiê “Opinião pública e instituições políticas nos períodos moderno e contemporâneo” é refletir acerca da discussão a respeito do surgimento da opinião pública, de sua transformação e do seu papel na transmissão de demandas e posicionamentos dos cidadãos para a elite política em sistemas políticos complexos. Deste modo, trata das diversas temáticas vinculadas à participação política institucional nos períodos moderno e contemporâneo. Nesse sentido, abarca propostas que versem acerca das modernas democracias de massa nas suas várias dimensões e matizes, quanto ao papel dos movimentos sociais, dos intelectuais, dos partidos políticos e demais organizações congêneres, que, no curso da história, estiveram apoiados no estoque de ideias, percepções da realidade, justificativas, bem como visões de mundo, e que contribuíram para conformar uma determinada ordem institucional.

Os interessados devem enviar suas submissões até o dia 31 de outubro, através do site da Revista (http://www.periodicos.ufes.br/dimensoes). Os textos devem estar de acordo com as normas editoriais da Revista Dimensões.

 

Organizadores:

Prof. Dr. Ueber José de Oliveira

Prof. Dr. Josemar Machado de Oliveira

 
Publicado: 2019-06-12 Mais...
 

Dimensões n. 43 (2019/2) – Dossiê "Estudos africanos: novas perspectivas historiográficas"

 

A partir de 2003, com a promulgação da lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira na educação fundamental do país, os estudos africanos tiveram um grande impulso. Nos últimos 16 anos, a africanologia se consolidou como uma área de vanguarda nas pesquisas acadêmicas brasileiras, dando vazão a uma série de livros, coletâneas, artigos, dissertações e teses. Uma rápida busca nas prateleiras das principais livrarias do país é suficiente para corroborar com esse crescimento editorial, destacando-se inúmeros títulos relacionados a temáticas variadas e concernentes às mais diversas cronologias. É possível identificar, como ponto de convergência destas produções, a ênfase no papel ativo e dinâmico ocupado pelos africanos na construção de sua história, demonstrando a posição fulcral do continente na própria constituição do passado da humanidade. Seguindo essa tendência, o dossiê Estudos africanos: novas perspectivas historiográficas, organizado pelo Prof. Dr. Belchior Monteiro Lima Neto, busca congregar investigações variadas e associadas com o campo da africanologia. Nesse sentido, serão aceitas contribuições em diferentes idiomas, português, espanhol, inglês, francês e italiano. Os artigos deverão seguir estritamente as normas ditadas pela Revista Dimensões, sendo o prazo limite para o envio das submissões o dia 01 de agosto de 2019.

 
Publicado: 2019-03-07 Mais...
 

Dimensões n. 42 (2019/1) - Dossiê "Minorias, poder, saberes e trocas culturais: do Império Romano ao medievo"

 
O dossiê em homenagem à Dra. Adeline Rucquoi, organizado pelos professores Dr. Sergio Alberto Feldman e Dra Leni Ribeiro Leite (ambos UFES/PPGHIS), pretende estabelecer reflexões sobre as relações entre o poder estabelecido e as minorias nos usos e criação da cultura e dos saberes dentro de um amplo recorte temporal, do Império Romano ao medievo. O objetivo é congregar contribuições de pesquisadores que trabalhem sobre as intersecções e as trocas entre os diversos povos, etnias e religiões, assim como aquelas que reflitam acercada porosidade das trocas culturais. Serão aceitas contribuições em português, espanhol, inglês, francês, italiano. Os artigos deverão seguir as normas da Revista Dimensões; quaisquer artigos que não estejam de acordo serão recusados. O prazo de entrega dos originais é 01 de março de 2019.  
Publicado: 2018-11-12 Mais...
 
Outras notícias...