Alfabetização, leitura e escrita: uma análise das pesquisas apresentadas no período 2002-2006 na (ANPED)/GT-10

Autores

  • Cecília Goulart UFF
  • Cleonara Maria Schwartz UFES
  • Francisca Maciel UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i41.11320

Resumo

O artigo analisa a produção científica do GT 10 da ANPEd, durante cinco anos (2002-2006), com o objetivo de revelar temáticas que têm sido priorizadas, além de compreender como têm sido estudadas. Consideramos, do mesmo modo, a história do GT e o contexto e a orientação de trabalhos anteriores, também com o caráter de mapeamento da trajetória do grupo de trabalho. Realizamos um levantamento das comunicações e pôsteres aprovados para apresentação no GT, e definimos categorias que identificam aspectos considerados pertinentes: instituição de vínculo do autor, temática e a abordagem do tema, procurando identificar a metodologia utilizada pelos pesquisadores. Mais de 50% dos estudos se originam na Região Sudeste do país. O assunto priorizado é Alfabetização, especialmente em estudos voltados para sua história no Brasil; apropriação da linguagem escrita; e práticas de professores. Estudos sobre letramento e livro didático surgem no período. 91% da produção analisada são pesquisas; 8% são ensaios e apenas 1% se constitui em relato de experiência.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Goulart, UFF

 

Graduação em Letras (Português-Inglês); Mestrado em Letras (Língua Portuguesa), PUC-Rio (1992); e Doutorado em Letras (Lingüística), PUC-Rio (1997). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, onde atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. 

Cleonara Maria Schwartz, UFES

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora associda da Universidade Federal do Espírito Santo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES,Vice coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo (NEPALES).



Francisca Maciel, UFMG

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais  - Belo Horizonte - Minas Gerais- Brasil/UFMG. Mestrado em Educação/UFMG (1994) e doutorado em Educação/UFMG (2001). Pós doutorado PUC/SP. Professora associada da Faculdade de Educação/UFMG. Integra o corpo docente da Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Coordena o grupo de pesquisa:Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento - registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

26-08-2015