Educação de surdos em Vitória/ES: políticas, processos e relações de interdependência

Autores

  • Reginaldo Célio Sobrinho Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Maria das Graças Carvalho Silva de Sá
  • Euluze Rodrigues da Costa Junior UFES
  • Tamille Correia de Miranda Milanezi

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i43.13808

Resumo

Este estudo objetiva compreender aspectos das políticas educacionais em âmbito municipal que envolvem a área da surdez, em articulação com a legislação nacional que versa sobre a educação escolar de estudantes surdos. O estudo toma como referência os pressupostos teórico-metodológicos da Sociologia Figuracional, elaborados por Norbert Elias. Para o autor, o ser humano tem a capacidade de aprender na sociedade, seja de forma individual, seja de forma coletiva, e, nesse sentido, a todo o tempo, somos confrontados a criar uma ordem social que atenda às necessidades e inclinações dos indivíduos. Utilizamos como procedimentos de pesquisa a análise documental e entrevistas semi-estruturadas. As reflexões que conduzimos, nos possibilitam apontar que vivenciamos um momento de debates e embates acerca do processo de escolarização dos sujeitos surdos, por via das políticas públicas, em que diversas significações têm emergido quanto o ensino bilíngüe, o que pode nos auxiliar a repensar o processo de constituição dos estudantes surdos nas escolas públicas municipais de Vitória/ES.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aparecida, A. (2005) - A utilização da matriz SWOT como ferramenta estratégica-um estudo de caso em uma escola de idioma de São Paulo. São Paulo.

Chiavenato, I. & Sapiro, A. (2003) - Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier.

Downloads

Publicado

30-06-2016