LITERATURA E SURDEZ: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICAS DE LEITURA

Autores

  • Arlene Batista da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Berta Lúcia Tagliari Feba
  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i44.15866

Resumo

São diversos os eventos que marcam a escolarização de crianças e jovens com necessidades educativas especiais no Brasil, e é a partir desses fatos que é possível pensar na educação literária, nas práticas de leitura e nos recursos disponibilizados às escolas. Desse modo, refletir acerca do acesso à leitura literária por alunos surdos é o principal objetivo deste trabalho, expondo como se configura a coleção de DVDs "Educação de Surdos" elaborada em 2003 pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com o Instituto Nacional de Surdos (INES). Nessa perspectiva, a análise demonstra que são múltiplas as possibilidades para se trabalhar com a leitura literária com a comunidade surda, sendo necessário ampliar as possibilidades de acesso a bens culturais, bem como sendo válido o trabalho de mediadores de leitura que desenvolvam ações planejadas para contribuir para a expansão dos sentidos dos textos.

Palavras-chave: Educação. Leitura. Literatura. Educação de surdos. Ensino e aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

Arlene Batista da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

 

 

 

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Publicado

31-12-2016