ALEGRIA DE VIVER, A FORÇA MAIOR PARA AGIRPENSAR E CRIAR CURRÍCULOS NOS/COM OS COTIDIANOS DENTROFORA DAS ESCOLAS

Autores

  • Maria da Conceição Silva Soares UERJ
  • Vanessa Maia Barbosa de Paiva

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v22i45.19020

Resumo

Este artigo apresenta a ideia de que toda alegria é alegria de viver e que essa alegria é a força maior que transborda quando as vidas assumem um compromisso de afirmação de sua existência. Trata-se do simples prazer de existir, apesar de todas as contrariedades e da consciência da morte, da instabilidade, do risco, da insegurança e da impermanência. Para a tessitura destes escritos, este texto dialoga com intercessores, como Clément Rosset, Schopenhauer, Nietzsche, Espinoza, Muniz Sodré e Didi-Huberman. Traz ainda, a partir de narrativas produzidas com pesquisas nos/com os cotidianos em educação desenvolvidas pelas autoras, o que denomina de “aparições” da alegria em processos curriculares tecidos em redes dentrofora das escolas, indicando que a alegria potencializa modos inéditos de agirpensar e criar conhecimentos e modos de conhecer, trazendo, com isso, mais alegria.

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Biografia do Autor

Maria da Conceição Silva Soares, UERJ

Professora do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença. 

 

Vanessa Maia Barbosa de Paiva

Professora do Curso de Jornalismo do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); pesquisadora do Grupo de Pesquisa CNPq Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença.

Referências

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Publicado

31-07-2017