ALEGRIA NOSDOSCOM OS ENCONTROS: NARRATIVAS COM CURRÍCULOS NOS COTIDIANOS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v22i45.19030Resumo
Este artigo defende a docência como trabalho intelectual, criativo e acontecimental, capturado aqui por meio de narrativas que acontecem em encontros e conversas apostando discutir as noções de docência, encontro e currículo nos cotidianos da escola básica. Nos encontros se tecem trocas de experiências com professores e currículos e também narrativas coletivassingulares, que capturadas nas “conversas complicadas”, são estudadas a partir das epistemologias do Sul. Entre currículos e encontros a escritura desse artigo nos implicou ver alegria pr’além da tristeza que nos assola desde o Golpe de 2016 e a miragem do cerco jurídico, politico e midiático aos direitos humanos, civis e trabalhistas que vivemos. A alegria que sentimos no texto é um libelo contra a tristeza da docência desumanizada, precarizada pelos manuais dos currículos nacionais, pelas testagens externas padronizadas e pelo aprofundamento da privatização da educação pública e das politicas que abduzem a democracia dos cotidianos escolares.
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