A FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA COLABORATIVA*

Autores

  • Mônica Correia Baptista
  • Vanessa Ferraz Almeida Neves
  • Cristiene Leite Galvão

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i47.21334

Resumo

A pesquisa Letramento Literário na Educação Infantil objetivou apoiar professores na formação de crianças como leitoras de literatura, empregando a metodologia da pesquisa colaborativa. A prática docente foi tomada como objeto de reflexão, por meio da análise de entrevistas e de observações, registradas em fotografias, vídeos e anotações em diário de campo. Em reuniões técnicas e em encontros de estudos, os registros foram debatidos por professores e pesquisadores com vistas ao aprofundamento teórico e à elaboração de estratégias de intervenção. Pelo seu caráter de construção coletiva e processual, a pesquisa fomentou espaços de reflexão, apoiando a criação, o desenvolvimento e a vivência de situações de aprendizagem nas quais a leitura literária se concretizava como prática social e cultural para as crianças e seus professores. Evidenciou-se, entre os professores participantes, maior domínio de conhecimentos relativos à seleção de livros, organização de espaços e estratégias de mediação de leitura. Além disso, ratificou-se a necessidade de as instituições responsáveis pela formação de professores da Educação Infantil assumir, como importante componente da formação inicial e continuada, a discussão acerca da organização dos espaços do livro e da leitura, bem como o planejamento e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para a formação de leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Referências:

BAPTISTA, M. C. et al. Relatório do Projeto de pesquisa-ação Letramento Literário na Educação Infantil. Edital 13/2012. FAPEMIG/CAPES. Belo Horizonte, agosto de 2016.
BAPTISTA, M. C. Bebeteca (Biblioteca para a primeira infância). In: Glossário CEALE. Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. FRADE, I. C. A. da S; VAL, M. G. C; BREGUNCI, M. G. de C. Belo Horizonte: UFMG/ Faculdade de Educação, 2014, p. 43-44.
BELO HORIZONTE. Resolução CME/BH nº 001/2015. Fixa normas para o funcionamento de instituições de Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Belo Horizonte (SME/BH). Diário Oficial do Município, Poder Executivo, Belo Horizonte, MG, 19 de mar.2015.
BRANDÃO, C. R. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003.
CARRASCO, A. A. Escuelas y construcción de acervos de calidad para la primera infancia. In BRASIL-MEC-COEDI. Literatura na Educação Infantil: espaços, acervos e mediações. Brasília: MEC, 2015.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set/dez. 2005.
GALVÃO, B. L. Livros para crianças de 0 a 6 anos: estabelecendo critérios de qualidade. 2015. 69p. Monografia. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2015.
IBIAPINA, I. M. L. M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Liber Livro, 2008.
PAULINO, G. Diversidade de narrativas. In: PAIVA, A. et al (orgs.). No fim do Século: a diversidade. O jogo do livro infantil e juvenil. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
REYES, Y. A casa imaginária. São Paulo: Global, 2010.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.

Downloads