Mudanças na prática pedagógica com a implantação do ensino fundamental de nove anos na voz de duas professoras alfabetizadoras (Rio Grande, RS – 2006-2009)

Eliane Peres, Gabriela Medeiros Nogueira, Caroline Braga Michel

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar a percepção de duasprofessoras alfabetizadoras do município do Rio Grande (RS) sobremudanças em suas práticas de alfabetização com a implantação doEnsino Fundamental de nove anos. Os dados fazem parte de umapesquisa mais ampla e foram coletados, entre os anos de 2006 e 2009,através de entrevistas semiestruturadas com as duas professoras. A essas entrevistas (quatro com cada uma das docentes), analisadasno presente artigo, agregamos mais três, feitas com profi ssionaisda equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura(SMEC), para contrapor alguns aspectos que destacamos no trabalho.O corpus de análise está circunscrito, portanto, a essas onze entrevistasrealizadas na primeira fase de expansão do Ensino Fundamentalde oito para nove anos (2006-2009) no referido município. O artigoprocura problematizar as seguintes questões: como as professorasorganizaram suas práticas alfabetizadoras tendo em vista a implantaçãodo Ensino Fundamental de nove anos na rede municipal deeducação em 2006?; quais as principais mudanças identifi cadas emsuas práticas ao longo de quatro anos de trabalho? Evidenciamos queas professoras identifi caram mudanças em suas práticas pedagógicas durante os quatro anos em que realizamos a pesquisa, tendo emvista, especialmente, a participação de uma delas em um curso deformação oferecido pelo GEEMPA (Grupo de Estudos sobre Educação,Metodologia de Pesquisa e Ação, Porto Alegre/RS). Alguns aspectos ressaltados pelas professoras referem-se à transformação dos espaçose tempos destinados ao brincar, livre e orientado, na sala de aula eà organização e sistematização da alfabetização, que inicialmenteseria realizada em dois anos (1º e 2º anos) e a partir da formaçãogeempiana passou a ser o objetivo principal do 1º ano.

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Referências


Palavras-chave: Ensino Fundamental de nove anos. Práticas de alfabetização.Professoras alfabetizadoras.




DOI: https://doi.org/10.22535/cpe.v36i2.5377

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