Arte com a ótica da vida: algumas relações entre fisiologia, estética e cultura em Nietzsche

Autores

  • Gabriel Herkenhoff Coelho Moura UFPR

Resumo

O presente artigo tem como objetivo perscrutar a tarefa nietzschiana de ver a arte com a ótica da vida, apresentada pelo filósofo, em 1886, como signo da unidade de sua obra. Para tanto, realizamos uma leitura panorâmica das reflexões de Nietzsche sobre a arte, buscando salientar – em meio às tensões próprias de um pensamento assistemático – os elementos que permitem que o filósofo afirme a existência de uma coerência interna a seus escritos. Nossa hipótese é que a mesma pode ser vista em algumas relações entre fisiologia e estética estabelecidas por ele ao longo de sua trajetória, principalmente, na interpretação da arte e da cultura em geral como expressões de um certo sentido – como direção ascendente ou decadente – da vida. Interessa-nos o fato dessa perspectiva fazer-se presente no período final de sua produção intelectual na ideia de fisiologia da arte, com a distinção entre criação na abundância e no empobrecimento. Além de sintetizar a problemática presente no pensamento nietzschiano desde seus escritos dos anos setenta, tal distinção é importante, sobretudo, por possibilitar que o filósofo apresente-se como alguém capaz de ver, através das expressões culturais, vida forte e fraca, ascendente e decadente, abundante e empobrecida. E é notável – como sugerimos no encerramento do trabalho – que, para fazê-lo, Nietzsche autoencena-se como um décadent que foi capaz de cura e, por isso, conquistou olhos para distinguir, o que pode ser interpretado como estratégia vinculada a seu empreendimento de crítica e transformação da cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARALDI, Clademir. As criações do gênio: ambivalências da “metafísica da arte” nietzschiana. Kriterion, Belo Horizonte, n. 119, p. 115-136, 2009.

BARBERA, Sandro. Goethe contra Wagner: a crítica à metafísica de artista e a mudança de função da arte em Humano, demasiado Humano. In: BRANCO, Maria J., CONSTÂNCIO, João & MARTON, Scarlett (Org). Sujeito, Décadence e Arte: Nietzsche e a Modernidade. Lisboa: Tinta-da-china, 2014.

BURNETT, Henry. Cinco prefácios para cinco livros escritos. Belo Horizonte: Tessitura, 2008.

CAMPIONI, Giuliano. “Verso qual meta si deve viaggiare”. Lettura dell’aforisma 223 da Opinioni e sentenze diverse di Friedrich Nietzsche In: CAMPIONI, G. & VENTURELLI, A (Org.). La “Biblioteca Ideale” di Nietzsche. Napoli, Itália: Guida Editori, 1992.

CONSTÂNCIO, J. “‘Quem tem razão, Kant ou Stendhal?’ uma reflexão sobre a crítica de Nietzsche à estética de Kant”. Kriterion, Belo Horizonte, n. 128, p. 475-495, 2013.

CHAVES, E. “Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte”. Trans/Form/Ação, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 51-63, 2007.

DIAS, Rosa. Nietzsche, a vida como obra de arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

FINK, Eugen. Nietzsche’s Philosophy. Transl.: Goetz Lichter. New York: Continuum, 2003.

GERHARDT, Volker. “Von der ästhetischen Metaphysik zur Physiologie der Kunst”. Nietzsche-Studien, 13, p. 374–393, 1984.

HEIDEGGER, Martin. Nietzsche, volume I: The Will to Power as Art. Transl.: David Farrell Krell. New York: Harper & Row, 1979.

LANGER, D. Wie man wird, was man schreibt: Sprache, Subjekt und Autobiographie bei Nietzsche und Barthes. München: Fink, 2005.

MACHADO, Roberto (Org). Nietzsche e a polêmica sobre o Nascimento da Tragédia. Rio de Janeiro: Zahar, 2005

MONTINARI, Mazzino. “La Volonté de Puissance” n’existe pas. Trad.: Patricia Farrazzi, Michel Valensi. Paris: Éditions de l’Éclat, 1997.

NEHAMAS, Alexander. Nietzsche: life as literature. Cambridge: Harvard University Press, 1985.

NIETZSCHE, Friedrich. Digitale Kritische Gesamtausgabe Werke und Briefe. Paris: Nietzsche Source, 2009. Disponível em www.nietzschesource.org/eKGWB (último acesso: 16/09/2016)

______. O Nascimento da Tragédia. Trad.: J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1993

______. Humano, Demasiado Humano. Trad.: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001

______. A Gaia Ciência. Trad.: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

______. Assim Falou Zaratustra. Trad.: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

______. Genealogia da Moral. Trad.: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009

______. Crepúsculo dos Ídolos. Trad.: Jorge Luiz Viesenteiner. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

______. O Caso Wagner. Trad.: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

______. Ecce Homo. Trad.: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

______. Consideraciones Intempestivas In: NIETZSCHE, F. Obras completas II. Trad. E. Ovejero e F. González. Madrid: Aguillar, 1932.

______. Segunda Consideração Intempestiva. Trad.: Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

PASCHOAL, Antonio Edmilson. Autogenealogia: acerca do tornar-se o que se é. Dissertatio, Pelotas, 42, p. 27-44, 2015.

______. Entre a décadence e a Rangordnung: anotações sobre a crítica de Nietzsche à modernidade. Cadernos de Filosofia Alemã, n. 21, p. 11-30, 2013.

RAMACCIOTTI, Bárbara. Nietzsche: fisiologia como fio condutor. Estudos Nietzsche, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 65-90, 2012.

STEGMAIER, Werner. “A crítica de Nietzsche da razão da sua vida – para uma interpretação de O Anticristo e Ecce Homo”. In: As linhas fundamentais do pensamento de Nietzsche. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 65-90, 2013.

VIESENTEINER, Jorge Luiz. Nietzsche e o horizonte interpretativo de Crepúsculo dos Ídolos. Philósophos, Goiânia, v.17, n. 2, p. 131-157, 2012.

______. Sobre autoencenação e autogenealogia no Crepúsculo dos Ídolos de Nietzsche. Estudos Nietzsche, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 189-214, 2014.

Downloads

Publicado

30-05-2018

Edição

Seção

Artigos