A experiência estética provocada pela fotografia

Autores

  • Ignez Capovilla Universidade de Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v2i18.18671

Resumo

O registro fotográfico devolve à arte efêmera certa materialidade, e o acontecimento é substituído por sua cópia, assim as obras de arte são transformadas em bidimensionais e abstratas, a fotografia. Percebemos então alguns movimentos no sentido de restituição das imagens através do mecanismo da reprodução, como veremos nos trabalhos de Vinicius Guimarães (Brasil), Loiuse Lawler (EUA), Orlando da Rosa Farya (Brasil), em que podemos testemunhar um aproveitamento da reprodutibilidade observada por Benjamin, que disparam diferentes possibilidades de rever a história, questionar o sistema da fotografia, da arte, e da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ignez Capovilla, Universidade de Vila Velha

Artista, pesquisadora da fotografia, mestranda em Estudos em História, Teoria e Crítica da Arte na UFES, professora no Curso Superior de Fotografia na Universidade da Vila Velha, ES, graduada em Artes Visuais (Ufes) e Fotografia (UVV). Participa de exposições coletivas desde 2006, seus últimos trabalhos foram exibidos em “Desdobrando Imagens”, mostra internacional do Besides the Screen, GAP, UFES, 2017, “Transitorialidade”, Maes, Vitória, 2017 e “Imagem-passagem : dinâmicas da fotografia em contexto de viagem", no Centro Cultural Sesc Gloria, em 2016. Em 2014 iniciou o processo de Registro do Acervo da Galeria de Arte Espaço Universitário, na Ufes, que apontou caminhos para sua atual pesquisa que reflete a experiência estética provocada da fotografia.

Downloads

Publicado

30-12-2017

Como Citar

Capovilla, I. (2017). A experiência estética provocada pela fotografia. Revista Farol, 13(18), 63–72. https://doi.org/10.47456/rf.v2i18.18671

Edição

Seção

Seção Temática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)