De Todos Nós: Reflexões sobre Processos em Equipe na Criação da Microssérie a Pedra do Reino, Dirigida por Luiz Fernando Carvalho

Autores

  • Tailze Melo PUC-MG

Resumo

A reflexão que nos move se volta para o lugar do processo de criação pensando dentro das singularidades dos grupos criativos.   Para isso, iremos tomar os registros produzidos pela equipe criativa que participou ativamente do processo de criação da micro serie A pedra do reino, exibida na TV Globo, em cinco capítulos em 2007. Importa, portanto, pensar como, em meio a um processo de natureza coletiva, podemos também localizar a singularidade de um pensamento que, de certo modo, orienta toda a esfera dialógica. Estamos aqui nos referindo ao projeto pessoal e artístico do diretor Luiz Fernando Carvalho que se debruçou sobre o projeto estético de bases armoriais de Ariano Suassuna, autor do romance homônimo que originou a micro série. 

Biografia do Autor

Tailze Melo, PUC-MG

Doutora em Estudos Literários pela UFMG e Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC Minas, Tailze Melo ingressou na carreira acadêmica em 2003, ministrando aulas em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. Coordena, desde 2006, a pós-graduação Processos Criativos em Palavra e Imagem no IEC PUC Minas, onde também coordena o curso Educação Criativa (ambos em parceria com Renata Alencar). Além das atividades como professora e pesquisadora em Instituições de Ensino Superior, atende organizações diversas como consultora na formulação de singulares propostas didático-pedagógicas, na preparação de equipes de educadores e também na elaboração de cursos para públicos específicos. Seus estudos e sua atuação transitam nas áreas de interface entre Letras, Educação, Comunicação e Artes, reflexos de uma trajetória formativa interdisciplinar. Seu interesse maior se instala sobre o lugar da literatura e das artes em contextos educacionais, sobretudo no que diz respeito aos processos criativos estimuladores de diálogos potentes entre palavra e imagem no gesto de ler e escrever.

Publicado

2019-06-09

Edição

Seção

Seção Temática