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Diretrizes para Autores

Normas Editoriais 

1. Para a seção Portfólio, serão aceitos trabalhos de 10 a 30 páginas digitadas em espanhol, francês, inglês, italiano ou português. Só serão acatados artigos inéditos sobre literatura do Espírito Santo ou de seus naturais em outras regiões, com autoria e/ou coautoria de pesquisadora(e)s em diversos níveis de titulação: especialistas, mestranda[o]s, mestra[e]s, doutoranda[o]s e doutora(e)s. Graduanda[o]s e graduada[o]s podem submeter seu trabalho, desde que haja ao menos um[a] coautor[a] com aqueles títulos, que sejam aprovados pela(o)s pareceristas e que estejam de acordo com as normas editoriais.

Para a seção Memória e Seleta aquela(e)s, autora(e)s deverão apresentar ou introduzir criticamente os textos escolhidos para edição, reedição ou antologia em cerca de três páginas, ficando livre o número de páginas do corpus escolhido.

Para a seção Resenha, a(o)s autora(e)s deverão desenvolver os textos críticos em cerca de cinco páginas.

2. Os pareceres de pelo menos dois/duas especialistas serão produzidos a partir dos seguintes critérios de avaliação para a seção Portfólio e Varia:

1 Exposição do objetivo do trabalho;

2 Base teórica clara, consistente e adequada;

3 Desenvolvimento do trabalho de acordo com a teoria indicada;

4 Discussão convincente;

5 Conhecimento de estudos atualizados;

6 Contribuição pessoal para o tema proposto;

7 Revisão e normalização.

 

Para o caso da seção Memória e Seleta, serão avaliados os seguintes critérios:

 

1 Relevância do texto escolhido;

2 Apresentação crítica de que constem esclarecimentos sobre o texto escolhido, critérios de seleção, metodologia de edição.

3 Revisão e normalização.

 

Para o caso da seção Resenha, serão avaliados os seguintes critérios:

 

  1.  Relevância do livro escolhido;
  2. Obra publicada de 2015 em diante.
  3. Referência bibliográfica (no cabeçalho do texto).
  4. Exposição das credenciais do(a) autor(a) resenhado(a): dados biobibliográficos gerais sobre o(a) autor(a).
  5. Apresentação do tema, gênero (se for o caso), linguagem, ideias principais da obra resenhada.
  6. Apreciação do(a) resenhista: julgamento da obra.
  7. Revisão e normalização.

 

3. Os textos das seções Portfólio deverão apresentar: título do artigo na língua do trabalho e em inglês, em maiúsculas e centralizado; nome(s) do(s) autor(es), titulação acadêmica e instituição em que atua profissionalmente ou desenvolve os estudos; resumo na língua do artigo e em inglês, palavras-chave na língua do artigo e em inglês, texto, referências e anexos.

 

Para o caso da seção Memória e Seleta, os textos deverão apresentar: título da obra na língua do trabalho e em inglês, em maiúsculas e centralizado; nome(s) do(s) autor(es), titulação acadêmica e instituição em que atua profissionalmente ou desenvolve os estudos.

 

Para o caso da seção Resenha, os textos deverão apresentar: cabeçalho do livro resenhado, centralizado; nome do(a) resenhista, titulação acadêmica e instituição em que atua profissionalmente ou desenvolve os estudos.

 

4. A digitação do texto deverá ser feita em Word for Windows (edição 6.0 ou superior), fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5, parágrafos em modo justificado sem recuo. Entre partes do texto e entre texto e exemplos, citações, tabelas, ilustrações etc., utilizar 1 espaço 1,5. Formato de papel A4, com margem normal. Dever-se-á evitar formatação automática de espaçamentos no texto.

5. Os resumos deverão ser antecedidos pela expressão RESUMO (ABSTRACT) em maiúsculas, seguida de dois pontos. O texto dos resumos, em fonte Times New Roman, corpo 10, seguirá na mesma linha e deverá ficar entre 100 e 150 palavras, em que constem tema, corpus, objetivos, metodologia do trabalho e resultados da discussão.

6. As palavras-chave deverão ser antecedidas pela expressão PALAVRAS-CHAVE (KEYWORDS) em maiúsculas, seguida de dois pontos. Utilizar entre três e cinco palavras-chave que especifiquem o conteúdo do trabalho, em fonte Times New Roman, corpo 10, com inicial em maiúscula, separadas por ponto. Dever-se-á evitar uso de termos muito genéricos, como “Literatura” (Literatura do Espírito Santo), “Arte” (Literatura e Artes plásticas), “Poesia” (Waldo Motta - Poesia), “Crítica” (Festa na sombra – Crítica literária) etc.

7. Os títulos de seções deverão ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito e duas linhas após o último parágrafo da seção anterior. Apenas a primeira letra de cada subtítulo deverá ser grafada com caracteres maiúsculos, exceto nomes próprios. Dever-se-á evitar títulos de seção como “Introdução” e “Conclusão” ou afins.

8. As referências no texto deverão ser indexadas pelo sistema autor-data da ABNT: (SILVA, 2005, p. 36). Quando o sobrenome vier fora dos parênteses, dever-se-á utilizar apenas a primeira letra em maiúscula.

9. A citação deverá seguir as normas da ABNT. Citações até três linhas no texto sempre deverão vir entre aspas e nunca em itálico (este deve ser utilizado para termos estrangeiros). Exemplos de corpora analisados deverão vir no padrão de citação: recuo de 4 cm, espaçamento simples, fonte Times New Roman, corpo 10.

10. Caso seja necessária a transcrição fonética, ou caso haja palavras em alfabetos não latinos, o autor deverá enviar a fonte utilizada juntamente com seu artigo, a fim de que a mesma possa ser instalada para editoração do artigo.

11. As notas de rodapé, se efetivamente necessárias, deverão aparecer em sequência numérica, com fonte corpo 10. Se houver nota no título, deve-se marcar com asterisco (*). Não se deverá usar nota para citar referência.

12. Tabelas, quadros e ilustrações autorizadas (desenhos, gráficos etc.) deverão ser previamente escaneados e inseridos no texto, prontos para a editoração eletrônica. Os títulos de figuras deverão ser digitados com fonte Times New Roman, tamanho 10, em formato normal, centralizado. Tabelas, quadros, ilustrações deverão ser identificados por legendas.

13. Os anexos deverão ser entregues igualmente prontos para a editoração eletrônica. Para anexos que se constituem de textos já publicados, o autor deverá incluir referência bibliográfica completa.

14. As referências, seguindo as normas vigentes da ABNT, deverão ser antecedidas da expressão Referências, em negrito. A primeira deverá ser redigida na segunda linha abaixo dessa expressão. Os autores deverão ser citados em ordem alfabética, sem numeração, sem espaço entre as referências e sem recuo. As referências de mesmo autor deverão ser realizadas em ordem decrescente, repetindo-se o nome em todas elas.

15. O autor deverá apresentar, ao fim do trabalho, um breve currículo acadêmico de no máximo 10 linhas: a) nome completo; b) endereço e e-mail; c) formação acadêmica; d) instituição em que trabalha; e) principais publicações.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.